banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Velórios e sepultamentos têm restrições em Curitiba

Capelas poderão abrigar no máximo dez familiares



Em razão das medidas adotadas para conter as transmissões do novo coronavírus, os velórios nas capelas municipais devem durar o menor tempo possível (até quatro horas) e ter limitação de pessoas. As orientações são do Serviço Funerário Municipal da Secretaria do Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde.


Dentro das capelas, será permitida a presença de até dez familiares. Fora dela, deve ser evitada ao máximo a aglomeração de pessoas.


Quem comparecer ao velório deve seguir as orientações de distanciamento, manter as portas e janelas sempre abertas e evitar tocar na pessoa velada. Ao entrar e sair, sempre deve ser feita a higienização das mãos com o álcool em gel.


Não devem comparecer à capela ou ao cemitério idosos com mais de 60 anos e pessoas com doenças crônicas, além daquelas suspeitas de ter contraído a covid-19.


Sepultamento

Nos cemitérios municipais, em razão de serem espaços abertos, o número de pessoas para a cerimônia de sepultamento pode até ser um pouco maior. Mas valem as medidas de se manter a distância entre as pessoas.


“É o momento de ressignificar e encontrar outras formas de mostrar o nosso carinho e solidariedade com a família, como as mensagens e telefonemas”, sugere a diretora de Serviços Especiais da Secretaria do Meio Ambiente, Clarissa Grassi.


Mortes por coronavírus

O Serviço Funerário desaconselha a realização do velório em casos confirmados ou suspeitos de coronavírus. Se for a vontade da família, alguns cuidados extras devem ser tomados. A urna deve ficar fechada. O sepultamento deve ser rápido.

30 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest