Exposição retrata evolução no transporte público em Curitiba

Empresa Glória vai expor 70 modelos de ônibus



A Transporte Coletivo Glória/Unidade Teffé será palco, neste sábado (14/03), da Exponi 500 – um evento que reunirá mais de 70 ônibus novos, antigos e restaurados. Essa é a 9ª edição do encontro, que é promovido desde 2004 por um grupo de entusiastas do tema ônibus. Por meio da exposição, será possível conhecer mais sobre a história do transporte público, a evolução tecnológica e as transformações urbanísticas e sociais ocorridas principalmente em Curitiba.


Entre os destaques no evento, estarão o primeiro ônibus expresso de Curitiba (que circulou em 1974), um veículo de 1966 e dezenas de ônibus com mais de 30 anos, além de veículos com mecanismos e peças especiais. A exposição ainda contará com uma réplica do veículo que é considerado o primeiro ônibus do mundo, de 1895, e um dos bondes originais de Curitiba, que operou na capital paranaense até a década de 40.


Outras atrações serão comandadas a partir de um ônibus-palco. Serão sorteados bonés e camisetas e os patrocinadores do evento também distribuirão alguns itens. Ainda será realizada uma exposição de fotos e exibição e comercialização de miniaturas de ônibus. A previsão é que a Exponi 500 receba cerca de 700 pessoas durante todo o dia.


Já há a confirmação da participação de aproximadamente 150 “busólogos” paulistas e gaúchos. “Busólogo” é o termo utilizado para designar as pessoas que possuem o hobby de estudar os ônibus, em diversos aspectos: história, sistemas de transporte, empresas operadoras, políticas públicas, fabricantes de veículos, motores e carrocerias. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, deve participar do evento, às 11h.


A Exponi 500 presta homenagem à Auto Viação Marechal, empresa incorporada pela Transporte Coletivo Glória em 2016 e que estava sediada no local onde será realizada exposição. Nos primeiros anos de atividade, a Marechal utilizava a centena que inicia em 500 para identificar os seus ônibus. Em 1988, com o surgimento da frota pública da Urbs, foi necessária a redefinição em relação a essa numeração.


Atividades para toda família


A Exponi 500 será um evento para toda a família. Direcionado às crianças, haverá o “Espaço Kids”, com atividades recreativas acompanhadas por uma monitora. Para as mulheres, haverá o “Espaço Rosa”, com ações direcionadas especificamente para o público feminino. O evento ainda contará com três FoodBus, que comercializarão lanches rápidos (como pastel, cachorro-quente, sanduíches e crepe). Além disso, haverá atividades de orientação na área da saúde e a URBS oferecerá o serviço para confecção do cartão-transporte.


O evento acontece das 10h às 16h e a entrada são 2kg de alimentos. Os alimentos serão doados para instituições e projetos de assistência social da região de Curitiba.


Sobre a Glória


A Transporte Coletivo Glória é a maior empresa do Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba, sendo responsável pela operação de 25% do Sistema. Atualmente, são 2300 funcionários e cerca de 400 veículos. Os ônibus da empresa rodam aproximadamente 78 mil quilômetros por dia, distância suficiente para dar quase duas voltas em torno da Terra. A Glória também apresenta os melhores índices nos indicadores de qualidade da URBS e é a empresa que mais recebe elogios por meio de canais de comunicação.


Serviço:

Exponi500 – 9ª Exposição de Ônibus Novos e Antigos

Data: 14/03 (sábado)

Horário: das 10h às 16h

Ingresso: 2 kG de alimentos

Local: Transporte Coletivo Glória/Unidade Teffé (Rua Teffé, 707) – Entrada pela Rua Alberto Gonçalves – Bom Retiro – Curitiba/PR

Últimas Notícias