banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Curitiba é líder de ranking nacional de saneamento

Bom resultado da cidade aparece pelo terceiro ano consecutivo. Cidade mantém nota máxima em abastecimento de água

Crédito: César Brustolin

Curitiba segue como a melhor capital e está entre as 10 maiores cidades do Brasil com o maior percentual de esgoto tratado. A conclusão é da nova edição do ranking do Instituto Trata Brasil, divulgado nesta terça-feira (10/3), e que destaca a cidade pelo terceiro ano consecutivo.


O levantamento considera dados de fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e investimentos nas 100 maiores cidades do país.


“Não é à toa que estamos entre os melhores cenários em todas as análises. Nossa parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná e a fiscalização de redes de esgoto mostram cada vez mais resultados”, avalia o prefeito Rafael Greca.


Números

A capital paranaense mantém nota máxima (100) em abastecimento de água e também no indicador que mede o atendimento urbano de água. Em coleta de esgoto, soma 99,99 pontos de cem possíveis.


“Temos um excelente número, mas não nos acomodamos. Por isso estamos buscando, sempre, atingir as metas do nosso Plano Municipal de Saneamento Básico e garantir o efetivo uso das redes de esgoto”, explica a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias.


Isso é feito com a ampliação da fiscalização das ligações, conta Marilza. O que foi possibilitado pelo novo contrato com a Sanepar, assinado em 2018, e pelo programa Amigo dos Rios.


“Investimos também em ações de Educação Ambiental para envolver toda a comunidade”, ressalta Marilza. O Amigo dos Rios ainda contempla obras de drenagem de lagos, dragagem e despoluição de rios.


Trata Brasil

Os dados do Trata Brasil têm defasagem de dois anos, período necessário para levantamento e compilação de todas as informações coletadas do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).


De acordo com os resultados 16,38% da população brasileira ainda não tem acesso ao abastecimento de água (quase 35 milhões de pessoas); e 46,85% não dispõem da cobertura da coleta de esgoto (mais de 100 milhões de pessoas).


Fonte: Prefeitura de Curitiba.

29 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest