Exposições reúnem obras de litogravura

Evento começa no próximo sábado no Museu da Gravura



No próximo sábado, dia 14 de março, ocorre a abertura da exposição “Novos Talentos da Litogravura” no Museu da Gravura Cidade de Curitiba. A exposição é resultado de oficina, que ocorreu no atelier João Moro. Em abril também ocorre outra exposição com o mesmo nome, desta vez resultado de oficina realizada com outro grupo de artistas, no Museu Gravura.


A mostra tem curadoria de Jul Leardini, coordenação de Cirlei Gonçalves, mestre gravador João Moro e impressor Lourenço Duarte. O curador Jul Leardini comenta que a técnica da Litografia parte do princípio químico que água e gordura se repelem. “As imagens são desenhadas com material gorduroso sobre pedra calcária e com a aplicação de ácido sobre a mesma, a imagem é gravada. Assim como a gravura em metal, essa técnica também necessita de uma prensa para transferir para o papel a imagem gravada na pedra”.


O Museu da Gravura tem em seu acervo obras importantes, de artistas consagrados como Picasso, Poty Lazarotto, Cildo Meirelles, Anna Bella Geiger, Tomie Otake, Daniel Senise, entre tantos outros. É um local que não pode passar despercebido em Curitiba.


Leardini acrescenta que sempre foi apaixonado pela gravura. “Há vários anos eu frequentava o Atelier do artista plástico João Moro, no bairro de Santa Felicidade em Curitiba, que sempre me mostrava seus tesouros litográficos como se fossem preciosidades que precisavam ser utilizadas, que não poderiam continuar paradas, sem uso, sendo necessário fazer alguma coisa”, comenta Leardini.


A mostra é resultado de edital do Fundo Municipal de Cultura, para eventos no Museu da Gravura. O conteúdo das oficinas abordou aula teórica sobre a história da gravura, a prática da limpeza de pedra, seguida de sessões de desenho e pintura sobre as pedras, e na última sessão o especialista em impressão Lourenço Duarte demonstrou a técnica de impressão.


O curador Jul Leardini acrescenta que “brindamos o público com estas duas exposições, demonstrando que a arte da litogravura está mais viva que nunca e que merece ser incentivada, com cursos, oficinas e atividades que possibilitem uma aproximação maior dos estudantes e artistas em geral. Com um agradecimento a toda a equipe do Museu da Gravura e da Fundação Cultural de Curitiba, elevamos um: Salve a Arte, Salve a Litogravura! “


A primeira exposição tem a abertura no próximo sábado e permanece até o dia 29 de março. A segunda exposição tem a abertura no dia 4 de abril e permanece até o dia 19 de abril no Museu da Gravura Cidade de Curitiba, com entrada gratuita.

Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

16 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest