Casas da Leitura têm programação especial no mês da mulher

Nesta sexta, a vida e a obra de Clarice Lispector, Carolina Maria de Jesus, Jane Austen e Virginia Woolf serão tema da conversa “Lute como uma garota”, na Casa da Leitura Miguel de Cervantes

Crédito: Divulgação

As Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba organizaram uma série de atividades gratuitas relacionadas ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). A programação dos espaços inclui rodas de leitura, conversas e oferta de obras de escritoras para empréstimo ou leitura local.


Nesta sexta-feira (6), às 15h, a vida e a obra de Clarice Lispector, Carolina Maria de Jesus, Jane Austen e Virginia Woolf serão tema da conversa “Lute como uma garota”, na Casa da Leitura Miguel de Cervantes. A mediadora Sueelem Witsmiszyn fará um passeio biográfico pelas histórias inspiradoras dessas quatros mulheres de destaque na literatura nacional e internacional.


A roda de leitura “Lendo Luci”, que acontece na próxima terça-feira (10), às 14h30, na Casa da Leitura Maria Nicolas, abordará contos da escritora curitibana Luci Collin. O espaço fica localizado na Rua da Cidadania de Santa Felicidade.


No mês em que se comemora a luta feminina por condições de igualdade, as Casas da Leitura fazem leituras de poemas que questionam os papéis impostos às mulheres. A Casa da Leitura Wilson Martins promoverá a roda “Poesia Feminista”, na próxima sexta-feira (13), às 15h, enquanto a Casa da Leitura Vladmir Kozák, no bairro Uberaba, terá leituras em torno do tema “Sexo Frágil?”, no dia 19 de março (quinta-feira), às 15h30.


Uma seleção de obras literárias escritas por mulheres já está disponível para empréstimo. Os livros podem ser retirados, de segunda a sexta-feira, das 8h30h às 17h, nas Casa da Leitura Nair de Macedo (Guabirotuba), Maria Nicolas (Santa Felicidade), Laura Santos (Tatuquara), Hilda Hist (Cajuru), Manoel Carlos Karam (Santo Inácio), Miguel de Cervantes (Bigorrilho), Vladmir Kozák (Uberaba), Wilson Martins (Boqueirão), Dario Vellozo (Boa vista) e Wilson Bueno (Portão).


Atividades para todas as idades

A Casa da Leitura Osman Lins promoverá ações para adultos e crianças. O projeto “Mulheres Inspiradoras” terá, na próxima quarta-feira (11), uma roda de leitura para jovens e adultos a partir do conto “Senhor do Tempo”, de Lygia Fagundes Telles. A criançada terá contação de histórias sobre a ativista Malala Yousafzai (19/3) e sobre a pintora mexicana Frida Kahlo (25/3). As atividades do “Mulheres Inspiradoras” acontecem sempre às 15h30, com entrada gratuita.


“Pensei em trazer, para as conversas e dinâmicas, histórias de mulheres que tiveram de lutar por seus direitos. Mulheres que representam a busca pela igualdade de tratamento, como a ativista Malala, que lutou pelo direito à educação. Ou Frida Kahlo, que quebrou inúmeros padrões para uma mulher de sua época”, diz a mediadora Natalia Mann.


Já a conversa “Ser o que se é (+60)” (31/3) é direcionada a aceitação e autoestima da mulher. O grupo é voltado a mulheres acima de 60 anos. Durante a dinâmica, as participantes serão convidadas a trocaram elogios umas com as outras, a fim de formar um caráter de sororidade entre o grupo.


Serviço:

LUTE COMO UMA GAROTA

6 de março, 15h

Com Sueelem Witsmiszyn

Classificação: 10 anos

Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes (Rua Dr. Carlos de Carvalho, 1238)


RODA DE LEITURA - LENDO LUCI

10 e 24 de março, 14h30

Com Evelyn Barbosa

Classificação: 14 anos

Local: Casa da Leitura Maria Nicolas (Rua Santa Bertila Boscardin, 213 – Rua da Cidadania Santa Felicidade)


MULHERES INSPIRADORAS: LYGIA FAGUNDES TELLES

11 de março, 15h30

Com Natalia Mann

Classificação: 18 anos

Local: Casa da Leitura Osman Lins (Rua Winston Churchill, 2033 – Rua da Cidadania Pinheirinho)


RODA DE LEITURA: POESIA FEMINISTA

13 de março, 15h

Com Tatiane Phauloz

Classificação: 16 anos

Local: Casa da Leitura Wilson Martins (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430 – Rua da Cidadania Boqueirão)


RODA DE LEITURA: SEXO FRÁGIL?

19 de março, 15h30

Com Juliana Mielke

Classificação: 16 anos

Local: Casa da Leitura Vladimir Kozák (Rua Padre Júlio Saavedra, 588)


MULHERES INSPIRADORAS: MALALA

19 de março, 15h30

Com Natalia Mann

Classificação: de 8 a 10 anos

Local: Casa da Leitura Osman Lins (Rua Winston Churchill, 2033 – Rua da Cidadania Pinheirinho)


MULHERES INSPIRADORAS: FRIDA KAHLO

25 de março, 15h30

Com Natalia Mann

Classificação: de 8 a 10 anos

Local: Casa da Leitura Osman Lins (Rua Winston Churchill, 2033 – Rua da Cidadania Pinheirinho)


SER O QUE SE É (+60)

31 de março, 14h

Com Natalia Mann

Classificação: 60 anos

Local: Casa da Leitura Osman Lins (Rua Winston Churchill, 2033 – Rua da Cidadania Pinheirinho)


Fonte: Prefeitura de Curitiba.

30 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest