Lerner lança o livro Acupuntura como solução urbana

Chega ao mercado nova edição de obra do urbanista curitibano



O arquiteto e urbanista Jaime Lerner costuma dizer que uma cidade precisa ser uma estrutura integrada de vida, trabalho e mobilidade. Seu tecido deve ser permeável, flexível, leve e dinâmico, priorizando o bem viver no espaço urbano. Para alcançar isso, quem pensa a cidade deve ter visão de futuro e um agir coerente, aliando sensibilidade, dimensão humana e inovação, e sempre respeitando a vocação de cada lugar.


Como compreender esse tecido urbano e seus problemas, e propor soluções adequadas? Talvez a única resposta possível seja deixar de lado a tendência a olhar a cidade como um ente indistinto, massificado, uniforme. E entender que para cada problema há uma solução particular. Uma intervenção acurada, que conjugue funcionalidade e arte, e valorize a identidade cultural e o bem-estar da população – como uma agulha de acupuntura, colocada com precisão para curar uma dor específica.


Jaime Lerner acredita nisso – na Acupuntura Urbana, título de uma de suas mais renomadas obras, escrita em 2003, e que ganha agora uma nova e luxuosa edição ampliada, em primorosa escolha da Travessa dos Editores, pequena editora curitibana com foco em obras especiais de assinatura única.


Além de incluir fotos e ilustrações, a nova edição tem prefácio de Jan Gehl, premiado urbanista dinamarquês cujo trabalho “conversa” com os valores de Lerner, pois ambos acreditam em uma “cidade para pessoas”, em que o planejamento urbano privilegie pedestres e ciclistas.


É impossível separar a figura de Jaime Lerner de soluções criativas e revolucionárias, que espalhou não só por Curitiba – onde foi prefeito por três vezes -- como por várias cidades brasileiras e outras tantas pelo mundo, entre elas Caracas, Shangai, Seoul e Havana. Sua experiência nacional e internacional permitiu-lhe colecionar vivências, histórias e projetos que se apresentam como inspiração para melhorar as cidades. E tudo isso está nos textos e imagens distribuídos pelas 136 páginas de Acupuntura Urbana.


SERVIÇO:

Lançamento do livro Acupuntura Urbana, de Jaime Lerner, com a presença do autor.

Editora Travessa dos Editores, 136 páginas.

Data: 17 de março de 2020, das 19 às 21 horas

Local: Livraria da Vila, Shopping Pátio Batel (Av. Batel, 1868)

21 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest