banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Eventos-teste dos Jogos Paralímpicos são cancelados em função do coronavírus

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio estão agendados para o período de 25 de agosto a 6 de setembro.

Crédito: Gabriel Heusi

A Federação Japonesa de Judô para Deficientes Visuais cancelou um torneio marcado para o período de 6 a 17 de março, em Tóquio, que serviria como evento-teste dos Jogos Paralímpicos. A razão é o surto do novo coronavírus (Covid-19), que nesta quinta-feira (27.02) chegou a 186 casos confirmados no país, sem contar os 704 identificados no navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama. A epidemia já fez sete vítimas no Japão.


O Brasil seria representado por seis atletas da seleção feminina de judô para cegos (Giulia Pereira, Karla Cardoso, Lúcia Teixeira, Alana Maldonado, Meg Emmerich e Rebeca Silva), além de dois treinadores e uma médica. "A velocidade de infecção do novo coronavírus no Japão e em todo o mundo é mais rápida do que o esperado. Gostaríamos de evitar possíveis riscos de infecção para qualquer pessoa que participe de competições", informou, em nota, o Comitê Organizador do torneio.

Neste ano, o judô paralímpico brasileiro (masculino e feminino), conquistou nove medalhas – cinco de ouro – no Pan-Americano de Judô Paralímpico, disputado no Canadá, e 10 – três de ouro no Aberto da Alemanha. Com o cancelamento do evento-teste japonês, a seleção tem previstas, até os Jogos Paralímpicos, outras duas etapas do Grand Prix, que é o circuito mundial da modalidade: a da Inglaterra, em abril, e a do Azerbaijão, em maio.

Goalball e Fut 5

As seleções de futebol de 5 e goalball masculino, outras modalidades para atletas com deficiência visual, também têm compromissos agendados para Tóquio em março. De acordo com a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), as equipes aguardam pronunciamento das autoridades locais sobre a questão. A tendência é que as atividades (um torneio e um camping de treinos) sejam igualmente canceladas.

Medidas em série

A decisão de cancelar o torneio de judô foi tomada depois que o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pediu, no Parlamento, o "cancelamento, adiamento ou redução" de eventos esportivos e culturais previstos para as próximas semanas. Outro evento-teste paralímpico, de bocha, com participação da seleção brasileira da modalidade, também não será mais realizado. O Japão também determinou a paralisação das aulas em escolas durante um mês.

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio estão agendados para o período de 25 de agosto a 6 de setembro. Dias antes, ocorrerá a Olimpíada, de 24 de julho a 9 de agosto. O Comitê Organizador dos Jogos informou que, por enquanto, não há qualquer previsão de suspensão dos megaeventos.

O diretor-geral do comitê, Toshiro Moto, porém, admitiu que o revezamento da tocha olímpica, que deverá começar em 26 de março, pode ser realizado "em menor escala", com medidas para garantir a passagem da tocha simultaneamente à contenção do vírus. Tênis de mesa A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) comunicou aos seus filiados, nesta quinta-feira (27.02), o cancelamento de três torneios por conta do surto de coronavírus (Covid-19). Os eventos aconteceriam na Itália, um dos países mais atingidos por casos da doença até o momento. Os governos regionais de Friuli Venezia Giulia (onde está localizada a cidade de Lignano Sabbiadoro) e Emilia Romagna (onde fica Riccione) emitiram decretos de emergência e recomendações para o cancelamento de eventos e reuniões públicas. Com isso, o Aberto Júnior da Itália (em Lignano, de 11 a 15 de março), o Aberto Paralímpico da Itália (na mesma cidade, entre 18 e 21 de março) e o Challenge da Itália Adulto (de 1 a 5 de abril, em Riccione), foram cancelados. De acordo com o comunicado, não há definição se eles acontecerão nesta temporada ou somente em 2021. A ITTF ressaltou que a medida foi tomada para preservar a saúde de jogadores, treinadores, oficiais e torcedores, assim como ocorreu na última terça-feira, quando foi decidido o adiamento do Mundial de Equipes, em Busan, na Coreia do Sul, transferido provisoriamente para o mês de junho.


Fonte: http://esporte.gov.br/

23 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest