Curitiba investiga dois casos suspeitos de coronavírus

Casal esteve na primeira quinzena de fevereiro na Itália



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba investiga a partir desta quinta-feira (27/2) dois casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19). Trata-se de um casal que viajou na primeira quinzena de fevereiro para a Itália, com histórico de passagem por Roma e Florença.


Na noite desta quarta-feira (26/2), o casal - o homem de 30 anos e a mulher de 25 anos - procurou por atendimento médico em um serviço de saúde da rede privada. Ambos relataram ter febre, tosse, calafrios, problemas respiratórios, dor de garganta e coriza. No atendimento, informaram o histórico de viagem internacional.


No atendimento foi realizada avaliação clínica, com prescrição de medicamentos para tratamento dos sintomas, febre e dores. Também foi realizada a coleta de amostras para exames, que já foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).


Após avaliação médica e identificação de estado de saúde estável, os pacientes foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar voluntário. A SMS está monitorando diariamente a evolução do quadro de saúde.


Também foi solicitado ao casal que informe a relação das pessoas com quem tiveram contato próximo desde o início dos sintomas. Elas também serão monitoradas pela Saúde.


No fim de janeiro, a SMS investigou em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná outros dois casos que foram descartados por exames laboratoriais.


Outros casos


Além destes dois casos em Curitiba, a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) confirmou um caso suspeito de coronavírus no Paraná, em Campo Largo, na Grande Curitiba. Trata-se de uma mulher de 66 anos, que esteve na Itália nos últimos dias e desenvolveu sintomas compatíveis com o do coronavírus. Foram coletados amostras para exame e enviados para o Lacen, para processamento. Os resultados devem sair em até uma semana.


A mulher está internada no Hospital do Rocio, em Campo Largo, em observação.


Na noite da quarta-feira, 26, um outro caso suspeito do novo coronavirus (Covid-19) foi confirmado em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. Segundo nota da Sesa, a suspeita é uma mulher de 29 anos que esteve na Itália entre os dias 12 e 16 de fevereiro. Ela apresentou sintomas no dia 23 e procurou atendimento médico de hospital particular relatanto febre, dor de garganta e cefaléia.

Últimas Notícias