Museu da Gravura recebe duas exposições ‘Novos Talentos da Litogravura’

O Museu da Gravura Cidade de Curitiba recebe duas exposições de litogravura nos dias 14/03 e 04/04 de 2020, às 19h.

Museu da Gravura recebe duas exposições ‘Novos Talentos da Litogravura’

O Museu da Gravura Cidade de Curitiba tem em seu acervo obras importantes, de artistas consagrados como Picasso, Poty Lazarotto, Cildo Meirelles, Anna Bella Geiger, Tomie Otake, Daniel Senise, entre tantos outros. É um local que não pode passar despercebido em Curitiba.


"Eu (Jul Leardini) sempre fui apaixonado pela gravura. Há vários anos eu frequentava o Atelier do artista plástico João Moro, no bairro de Santa Felicidade em Curitiba e sempre ele me mostrava seus tesouros litográficos, mas, do seu jeito característico, os apresentava como se fossem preciosidades que precisavam ser utilizadas, que não poderiam continuar paradas, sem uso, porque era necessário fazer alguma coisa e assim por diante. Isto era repetido cada vez que eu ia lá.


Anos depois, tomei a decisão de tentar algo, após constatar a abertura de um edital do Fundo Municipal de Cultura, para eventos no Museu da Gravura.


Chamei a artista plástica Cirlei Gonçalves - que também é coordenadora de projetos - e convidei-a para elaborarmos um projeto de uma Oficina de Litogravura Livre, dedicada a todos os amantes e estudantes de arte e da gravura em especial. Na hora ela aceitou a proposta e fizemos o projeto.


Qual não foi a nossa surpresa, meses depois, de vermos nosso projeto aprovado e qual não foi a surpresa ainda maior do João Moro quando comunicamos a ele (na verdade eu nem tinha avisado a ele, queria que fosse surpresa e foi).


Desenho - João Moro

Pois bem, realizamos 02 oficinas: a primeira foi realizada no Atelier João Moro e foi muito movimentada, reunindo pintores, desenhistas, fotógrafos, estudantes e teve um resultado surpreendente. Fizemos a oficina em 04 etapas: uma aula teórica sobre a história da gravura, depois uma aula prática de limpeza de pedra, seguida de sessões de desenho e pintura sobre as pedras, e na última sessão, convidamos o especialista em impressão Lourenço Duarte para dar uma aula de técnica de impressão, o que resultou num trabalho completo, com muitas obras impressas que agora abrilhantam uma das duas exposições.


A segunda oficina foi realizada no Solar do Barão, sendo a maioria dos alunos jovens estudantes de arte com dificuldade de acesso aos meios de produção, o que nos deixou extremamente satisfeitos com o alcance deste projeto. Este alunos tiveram acesso a todas as 4 etapas da oficina 1 e também demonstraram grande talento, com suas obras que podem ser visitadas na segunda exposição.


Agora, brindamos o público com estas duas exposições, demonstrando que a arte da litogravura está mais viva que nunca e que merece ser incentivada, com cursos, oficinas e atividades que possibilitem uma aproximação maior dos estudantes e artistas em geral.


Com um agradecimento a toda a equipe do Museu da Gravura e da Fundação Cultural de Curitiba, elevamos um: Salve a Arte, Salve a Litogravura!"


Jul Leardini

Curador


*** A técnica da Litografia parte do princípio químico que água e gordura se repelem. As imagens são desenhadas com material gorduroso sobre pedra calcária e com a aplicação de ácido sobre a mesma, a imagem é gravada. Assim como a gravura em metal, essa técnica também necessita de uma prensa para transferir para o papel a imagem gravada na pedra.


INFORMAÇÕES GERAIS


EXPOSIÇÃO 1 – Contrapartida Social Gratuita

Vernissage: 14/03 - Horário: 19 horas.

Exposição: 14 a 29/03/2020


Artistas Participantes:


Triana Ballesta

Marcelo Almeida

Silvia Zyla

Rodrigo J. Gomes Pinheiro

Osmar Carboni

Cristian Crescêncio

Guilherme Carlini Piazera

Barbara Carvalho Santos

Isabelle S. Neri Vicentini

Ari Vicentini Silveira

Simone Lipepsa

Maria Georgina Santos Ávila

Vera Itajaí

Silvana dos Passos Lima

Mariana de Paula Brozosky


EXPOSIÇÃO 2 – Exposição Oficial

Vernissage: 04/04 - Horário: 19 horas

Exposição: 04/04 a 19/04/2020


Artistas Participantes:


Diego Antonio dos Santos Fonseca

Christian André de Oliveira

Luiz Henrique Oliveira Ramos

Cláudia Nicolau

Laísla Milena Oliveira Silva

Mateus Dukevicz de Oliveira

Pedro Henrique Leite Kochla

José Marafigo

Andrea Silvia Rebuli Gotti

João Augusto Moro Vieira Filho

Jul Leardini

Cirlei Gonçalves

João Moro


Serviço: NOVOS TALENTOS DA LITOGRAVURA


EXPOSIÇÃO 1 - Vernissage: 14/03 - Horário: 19 horas - Exposição: 14 a 29/03/2020

EXPOSIÇÃO 2 - Vernissage: 04/04 - Horário: 19 horas - Exposição: 04 a 19/04/2020


Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão - Centro


Contato: (41) 3321-3367 museudagravura@fcc.curitiba.pr.gov.br


Horário de funcionamento: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado e domingo)


Últimas Notícias