Trabalho repõe cabos furtados na Avenida Marechal Floriano Peixoto

Crime deixou às escuras trecho do Terminal do Hauer, passando pelo Terminal do Carmo e chegando até o Parque Náutico

Levy Ferreira/ SMCS

O Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas está, desde a última segunda-feira (17/2), trabalhando para devolver a luz à Avenida Marechal Floriano Peixoto. Dois furtos deixaram às escuras trechos a partir do Terminal do Hauer, passando pelo Terminal do Carmo e chegando até o Parque Náutico, no Boqueirão.


Nesta quarta-feira (19/2), os serviços de reposição de cabos, abertura e concretagem de valas, envelopamento dos eletrodutos e restabelecimento de emendas e conexões estava acontecendo na altura da Praça Doutor Joaquim Menelau de Almeida Torres, mais conhecida como Praça da Passarela. No total, 1.050 metros de cabo de energia que alimenta o sistema de iluminação da avenida foram furtados.


“Os bandidos vêm aqui de noite, levam a fiação, deixam a gente no escuro e prejudicam todos que moram e trabalham na região. Bom que estão trabalhando rápido para arrumar”, apontou Eliomar Ignachewski, que faz fretes, tem 58 anos e sempre morou no Boqueirão.


O servidor público estadual aposentado Irapuã de Miranda, que é contemporâneo de Eliomar e também vive no bairro, lamentou a ação criminosa. “Infelizmente, ‘roubaram’ os cabos e, enquanto estiver sem luz, temos que tomar mais cuidado. Às 17h já vou para casa. O que anima é o conserto, que já estão fazendo por aqui”, disse.


Prazo do serviço

O diretor do Departamento de Iluminação, Tony Malheiros, contou que, até a próxima semana, o serviço de recuperação do sistema da Marechal Floriano deve estar concluído. “Caso não tenhamos longos períodos de chuva nos próximos dias, o trabalho irá evoluir bem e logo deixaremos o trecho todo muito bem-iluminado”, avaliou.


Malheiros voltou a lamentar os prejuízos causados pelos furtos. “Dispender recursos e tempo para refazer um sistema que estava em perfeito funcionamento é muito desgastante. Estamos criando mecanismos para dificultar a ação dos bandidos e contamos com o auxílio da população, que pode avisar a Guarda Municipal ligando para 153 caso presencie o furto”, sugeriu o diretor.


Prisão em flagrante

No dia 11 de fevereiro, terça-feira, a Guarda Municipal prendeu em flagrante um homem de 34 anos que tentava furtar cabos subterrâneos na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Boqueirão. O homem é natural de Joinville (SC), mas mora em Curitiba.


Os agentes de segurança que efetuaram a prisão foram alertados por pessoas que passavam pelo local e viram o homem retirando a fiação. Preso, ele foi encaminhado para a Central de Flagrantes.


Guarda em alerta

A Guarda Municipal intensificou as rondas preventivas para inibir novos delitos e está desenvolvendo um trabalho de investigação para identificar e prender os responsáveis pelos furtos e receptação dos cabos.


O cidadão que perceber atividade suspeita próximo de equipamentos públicos, como caixas de energia e luminárias, pode informar a Guarda Municipal pelo telefone 153. A recomendação é informar o local (nome da rua e ponto de referência) e características do suspeito (cor da roupa, boné, óculos, tatuagem).


Acionada, a Guarda Municipal deslocará a equipe mais próxima do local indicado para averiguação e possíveis abordagens.



Fonte: Prefeitura de Curitiba.

Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

20 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale