banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Bombeiros monitoram cidades do Litoral após fortes chuvas

Em Guaratuba choveu 153 mm em 24 horas



O Corpo de Bombeiros está monitorando as cidades do Litoral do estado que foram atingidas pelas fortes chuvas nos últimos dias, principalmente na sexta-feira (07/02). A situação está sob controle e o 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB) está preparado para prestar todo auxílio necessário à população.


O maior acúmulo de precipitação aconteceu mais ao sul da região, na manhã deste sábado (08/02). No período entre as 6h e 10h da manhã de hoje, foram registrados 112 mm de chuva, mais concentrada na cidade de Matinhos. Em Guaratuba foram 153 mm nas últimas 24h. Na estação Águas Claras já chegou a 224 mm e na região central de Morretes acumulou 74 mm nas últimas 48 horas. Na região da serra, a estação Marumbi, já registrou 150 mm nas últimas 48 horas.


Equipes de bombeiros estão de prontidão, monitorando as condições de maré e clima, designadas especialmente para atender ocorrências de chuvas. “A corporação está preparada para atender a população caso o número de alagamentos aumente, mas é importante que as pessoas evitem se colocar em situações de risco, como adentrar áreas invadidas pela água da chuva, por exemplo, para prevenir acidentes e a transmissão de doenças como leptospirose”, alerta a porta voz do Corpo de Bombeiros durante o Verão Maior 2019/2020, tenente Virgínia Turra.


Ainda de acordo com a tenente Turra, até o momento houve quatro atendimentos em Matinhos e um em Guaratuba, nas cinco situações os moradores estavam ilhados em suas residências. “Todos foram retirados pelas equipes do Corpo de Bombeiros, passam bem, não precisaram de atendimento médico e foram para casa de familiares ou amigos, até que o nível da água baixe”, contou a porta voz.


Em Pontal do Paraná as equipes fizeram apenas uma verificação e não houve necessidade de intervenção no município, assim como em Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba.


Em casos de emergência como alagamentos, pessoas ilhadas e em outras situações decorrestes das chuvas, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou pelo aplicativo Bombeiros Paraná que está disponível para download no Google Play e no App Store, gratuitamente.


O aplicativo utiliza uma tecnologia de geolocalização que informa ao usuário os alertas, contendo o tipo de fenômeno (chuva, granizo, ressaca, ventos fortes), data e hora de início e fim da condição climática, para que o cidadão possa ter mais tempo de se preparar e se proteger.

25 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest