Procura por procedimentos estéticos cresce de forma surpreendente

Influência das mídias digitais tem desempenhado papel importante



A busca pelo alcance da beleza externa tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Vários são os aspectos responsáveis por esse crescimento, mas dentre todos eles, vale ressaltar a forte influência que as mídias digitais exercem sobre o público. Quando bem filtradas, as informações disponibilizadas por esses mecanismos são benéficas e construtivas ao usuário, mas deve-se atentar aos artigos relacionados a procedimentos estéticos que trazem informações de caráter duvidoso e que apresentem alguma informação que pode gerar risco a saúde do paciente.


Segundo dados da Secretaria Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em uma pesquisa realizada com 1218 pessoas, no ano de 2016, a procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentou em uma escala de 390%. E dentre todos os procedimentos estéticos procurados estão os considerados “queridinhos “dos pacientes. Estamos falando dos procedimentos realizados com laser (seja para depilação, remoção de manchas como Melasma...) e os procedimentos de peeling.


Se você não conhece esses procedimentos, acompanhe esse artigo e fique por dentro do assunto!


PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS COM USO DO LASER


A utilização do laser para procedimentos estéticos é indicada para diversos tipos de tratamentos desde remoção de manchas, cicatrizes, como para tratamentos voltados para depilação dos pelos.

Para tratamentos estéticos, voltados para remoção de manchas escuras, acne, rosácea, Melasma etc., é comum a utilização do laser Harmony XL. Ele age através da luz pulsada, atingindo os pigmentos mais profundos da pele. Já para tratamentos voltados para remoção de pelos é comum a utilização do laser Soprano XL. Ele trabalha promovendo o aquecimento gradual do folículo piloso, causando danos térmico em sua estrutura e evitando seu reaparecimento.


O uso do laser estético também é eficaz na remoção de manchas da pele, mas você sabe, por que essas manchas aparecem?


MANCHAS DA PELE


As manchas na pele são marcas pigmentadas que surgem na extensão da mesma e que podem acontecer por diversos motivos, como por exemplo: uso de medicamentos, fatores hereditários, exposição solar em excesso etc. Tais manchas podem ter formatos e colorações diferentes, porém vale se atentar as manchas que se expandem e mudam de formato. Faça um “check-up dermatológico”, para saber o motivo real do surgimento da sua mancha.


Acne


A acne surge pela obstrução de sebo dos folículos, o que resulta em espinhas e cravos. Geralmente a acne surge na região do rosto, pescoço e costas. As manchas resultantes desse processo possuem coloração avermelhada e surgem após o processo inflamatório e o tratamento para acne, varia de acordo com a intensidade dela na pele. Com o passar do tempo e a exposição contínua ao sol, tais manchas podem ficar com coloração marrom.


Melanoses


Algumas manchas em coloração marrom, são ocasionadas pela exposição em excesso ao sol. Elas costumam surgir nas costas, colo, dorso e mãos que respectivamente são as áreas do corpo de maior exposição.


Melasma


As manchas de Melasma, também tem coloração marrom e podem surgir por vários fatores como questões genéticas, hormonais e exposição ao sol. Mas é comum que seu surgimento aconteça pelo uso de medicamentos como anticoncepcionais e pelo descontrole hormonal no período de gestação. Esse tipo de mancha não tem cura, mas pode ser amenizado com diversos tipos de tratamento.


Queratose seborreica


Esse tipo de mancha apresenta coloração preta e surge no formato de pintas escuras e de textura áspera na pele. São causados normalmente por fatores naturais do organismo e surgem principalmente nas dobras e rosto.


Psoríase


São manchas de descamação na coloração vermelha que surgem nas regiões do cotovelo, axila e virilha.


PEELING


O procedimento de peeling é voltado para descamação da camada superficial da pele, e isso pode acontecer por intermédio de produtos químicos, físicos ou com uso de laser.


Com essa descamação as células mortas são destruídas, dando espaço a novas células. A ação do peeling pode ser leve (superficial), média ou profunda, e a prescrição de qual das classificações é melhor, depende da gravidade da lesão a ser tratada.


Peeling Químico: esse tipo de tratamento faz uso de substâncias químicas, como ácidos que promovem a descamação da pele e rejuvenescimento facial.


Peeling Físico: esse tipo de procedimento age através da dermoabrasão, em que a pele é esfoliada. Nesse contexto se encaixam o peeling de Cristal e o Peeling de Diamante.


Peeling com Laser: esse tipo de procedimento age, aquecendo a pele de dentro para fora estimulando a troca de células. É comum a utilização nesse procedimento do laser de CO2 Fracionado.


O procedimento com peeling estimula, a produção de colágeno que proporciona a firmeza da pele e o aspecto de pele nova. Porém para que todos os resultados sejam efetivos alguns cuidados devem ser tomados antes e depois da realização do procedimento.


Antes da realização do procedimento com peeling, é essencial que o paciente se atente a proteção solar na região onde o procedimento será realizado. Em alguns casos o médico dermatologista recomenda o uso de alguns ácidos antes do procedimento, para preparar a pele que será tratada.


Após a realização é indispensável que o paciente tome alguns cuidados, mas eles variam de acordo com o tipo de procedimento que foi realizado. Abrangendo de forma geral, é recomendável o uso de protetor solar e hidratante específico para a área tratada. Em caso de queimação excessiva consulte seu médico dermatologista.


A realização de procedimentos estéticos é uma ótima solução para correção de aspectos do corpo que não agradam o paciente, porém todo cuidado é pouco na hora de escolher o médico e lugar onde a realização do procedimento irá acontecer. Assim como o índice de procura cresceu de forma surpreendente, o índice de procedimentos estéticos que deram errado também subiu. Segundo dados do portal R7 de notícias, ao menos uma pessoa morre em procedimentos estéticos por mês no Brasil. Isso sem contar o número de procedimentos que não foram bem-sucedidos, por conta dos profissionais responsáveis pela realização. Procure analisar todos os detalhes importantes antes de realizar o procedimento. Manter sua segurança e qualidade de vida é algo que não pode ser dispensado. A inovação dos procedimentos estéticos, sem dúvida alguma é algo positivo, pois isso aumenta a variedade na escolha e disponibilidade de tecnologia para realização de tais procedimentos. Escolhendo bem, os resultados são incríveis!

19 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest