Secretário de Previdência fala da reforma a gestores e técnicos

Prefeito e secretários receberam Leonardo Rolim na sede da Prefeitura de Curitiba


Lucilia Guimarães/ SMCS

O secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolim, foi recebido pelo prefeito Rafael Greca, na manhã desta segunda-feira (27/1), em seu gabinete no Palácio 29 de Março. Rolim conversou com o prefeito a respeito da importância da legislação que deu início à Reforma da Previdência em todo o país.


“A Emenda Constitucional 103, da reforma previdenciária, não foi a única medida tomada”, declarou o secretário do Governo Federal.


Ele também comentou a iniciativa da Prefeitura de Curitiba que, em 2017, fez a sua reforma, com a aprovação de leis para o sistema previdenciário municipal. “O senhor foi pioneiro em 2017 quando deu início à reforma da previdência do município. Foi uma iniciativa importante”, comentou o secretário Leonardo Rolim.


Além do prefeito, participaram da reunião os presidentes do Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC), Ary Gil Piovesan, da Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba (CuritibaPrev), José Luiz Costa Taborda Rauen, a procuradora geral do município, Vanessa Volpi, o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, e a chefe de gabinete, Cibele Fernandes Dias.


Rolim observou que Curitiba saiu na frente ao criar a sua previdência complementar. “Esta é uma obrigação de todos agora, mas que já foi cumprida por Curitiba, talvez uma das primeiras cidades do Brasil”, declarou.


Apresentação para equipe técnica


Antes do encontro com o prefeito, Rolim falou da reforma da previdência com técnicos e gestores do IPMC, da CuritibaPrev, da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal. A palestra foi realizada no Edifício Delta, no Alto da Glória, mesmo prédio onde funciona a sede do IPMC.


Durante a apresentação, Leonardo Rolim, detalhou algumas das legislações que, somadas à Emenda Constitucional 103, que alterou o sistema de previdência social, completam o conjunto de medidas necessárias.


“Nosso modelo previdenciário não estava adequado ao perfil demográfico do país. O regime geral tem um déficit considerável, os cenários eram catastróficos”, salientou Rolim aos servidores que participaram da palestra.


Ele comentou que neste momento a lei de responsabilidade previdenciária será um importante instrumento de gestão. “É necessária sustentabilidade aos regimes próprios de previdência. Também queremos ter unidades gestoras com modelos mais modernos”, explicou.


Um grupo de trabalho estuda o projeto de lei a ser apresentado. O presidente do IPMC, Ary Gil Piovesan, integra o grupo, que iniciou uma série de reuniões na semana passada. O IPMC é o regime próprio de previdência social (RPPS) dos servidores municipais de Curitiba


Leonardo Rolim respondeu a perguntas dos participantes e analisou a importância da aprovação de medidas pelos Estados e Municípios. Segundo ele, vários estados já cumpriram ao todo ou em parte o que a legislação federal estabeleceu.


O secretário de Previdência, Leonardo Rolim, participa nesta segunda e terça-feira (27 e 28/1), em Curitiba, do Workshop Nova Previdência no RPPS Municipal, organizado pela Associação Paranaense das Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios (Apeprev).



Fonte: Prefeitura de Curitiba.

Publicidade

Últimas Notícias

6 de Março de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais Certificados

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale