banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Passeio ciclístico musical terá bicicletas adaptadas

Na terceira edição consecutiva, o passeio ciclístico musical terá bicicletas rickshaws (bicicletas coletivas), que possibilitam o transporte de pessoas com deficiência

Neste domingo (19/1), duas programações da Oficina de Música passeiam ao ar livre pela cidade: de bicicleta e de moto. Às 9 horas, o Bicicletando leva a novidade da inclusão, e às 16h30, o Carona Solidária ganha um concerto já na largada. Para quem quiser participar dos eventos gratuitos, o tempo promete ajudar, com máxima de 25 graus e pouca probabilidade de chuvas. Na terceira edição consecutiva, o passeio ciclístico musical terá bicicletas rickshaws (bicicletas coletivas), que possibilitam o transporte de pessoas com deficiência. O percurso com grau de dificuldade leve e fácil é aberto para crianças também. A segurança será reforçada com o apoio da Guarda Municipal, que ajudará a facilitar o trânsito para os ciclistas. A recomendação é que os participantes estejam hidratados, com roupas leves e com suas bicicletas reguladas. Quem não tiver bicicletas, há a possibilidade de locar a magrela na Bicicletaria Cultural, parceira da Oficina de Música. “É uma das maneiras da oficina transbordar por outras formas. Pensamos num trajeto que pudesse mostrar a dimensão da cidade e de fácil acesso, uma maneira de pedalar em grupo e ocupar as vias”, fala o organizador do passeio, Fernando Rosembaum.


Trajeto do Bicicletando

O passeio terá quatro paradas para descanso e a descontração dos ciclistas e apresentações musicais, que podem ser apreciadas também por quem estiver passando nos locais.


O trajeto começa na Praça de Bolso do Ciclista, no São Francisco, com a apresentação do trio de viola caipira Serra Acima, seguida pelo Bosque do Papa, com um pocket concerto da pianista Vania Pimentel. No Museu Oscar Niemeyer, o Quarteto de Cordas Esterházi comanda a parada. O encerramento acontece, por volta das 12h, no Teatro da Caixa, com o grupo Gringo´s Washboard Band, banda de mais renome quando o assunto é a música nascida em New Orleans.


Bikethoven no caminho

Todo o percurso será acompanhado de músicos sobre rodas com o resultado da Mini-Oficina de Instrumentos Biciclados e Reciclados, com a direção musical de Leonardo Fuks, criador da Cyclophonica Orquestra de Câmara de Bicicleta. No repertório está previsto uma suíte de temas do compositor homenageado, denominada "Sinfonia de Bikethoven".


Música e motos no Carona Solidária

O tradicional encontro de motocicletas da Oficina de Música acontece às 16h30. O trajeto começa em frente ao Teatro da Caixa Cultural, com o show do Trio de Blues Décio Caetano, uma novidade da edição 2020 da Oficina. Cada motociclista leva na garupa um músico da Banda Sinfônica até o Parque Tanguá, para a apresentação do concerto de rock sinfônico.


A regência será de Edivaldo Chiquini e assistência de Bruno Brandalise. No parque, o público vai ouvir clássicos como Led Zeppelin, Elvis Presley, Beatles, Queen, Michael Jackson, Scorpions, Creedence, Guns N' Roses e Metallica sendo executados pela Orquestra Sinfônica da 37ª Oficina de Música de Curitiba.


Parceiros

A 37ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Ministério da Cidadania, da Secretaria Especial da Cultura e governo federal.


O evento tem patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, apoio cultural da Família Farinha, Comunidade Luterana Igreja de Cristo, Igreja Bom Jesus dos Perdões, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Bicicletaria Cultural, Universidade Federal do Paraná, Lamusa - Laboratório de Música Sonologia e Áudio, Sistema FIEP, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), HOG The One Curitiba, Solar do Rosário e apoio master do Teatro Guaíra e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).


Serviço

Domingo, 9 de janeiro

9h - BICICLETANDO NA OFICINA Saída da Praça de Bolso do Ciclista (Rua São Francisco – Centro) Paradas no Bosque do Papa e Museu Oscar Niemeyer Chegada ao meio-dia no Teatro da Caixa Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro) ATENÇÃO: Os interessados poderão locar bicicletas na Bicicletaria Cultural. O valor será de R$ 10,00 a hora. 16h30 - CARONA SOLIDÁRIA Abertura do Passeio com Trio de Blues Décio Caetano e encerramento com a Banda Sinfônica da 37ª Oficina de Música Saída do Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro) Chegada às 17h30 no Parque Tanguá (Rua Oswaldo Maciel, 97 - Taboão)


Foto: Valdecir Galor/SMCS (arquivo)

Fonte: Prefeitura de Curitiba

5 de dezembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest