Saúde alerta para vacinação contra a febre amarela

Mosquito se prolifera com o clima quente e úmido



A intensidade do verão, com elevação de temperatura e chuva, leva a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a reforçar o pedido para a vacinação contra a febre amarela a partir dos nove meses de vida.


A vacina está disponível - gratuitamente - em 110 unidades de saúde de Curitiba, de segunda à sexta-feira, em horário comercial. A dose é única, ou seja: quem já tomou uma vez na vida não precisa repetir.


Caso a pessoa não tenha certeza se já foi imunizada, basta verificar se há registro na carteira vacinal – isso pode ser feito com um pré-cadastro no Aplicativo Saúde Já, disponível para smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS.


A outra alternativa é procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.


Já as pessoas com mais de 60 anos, gestantes e mães que amamentam bebês menores de seis meses precisam de avaliação clínica para confirmar a indicação ou contraindicação da vacina.


A imunização é contraindicada para pessoas com febre alta, deficiência do sistema imunológico ou que tenham histórico de reação alérgica grave aos componentes da vacina, como ovo e gelatina.

Últimas Notícias