Produções do Teatro Guaíra têm público de 103 mil pessoas em 2019

Público prestigiou 113 apresentações do Balé e Orquestra



O Centro Cultural Teatro Guaíra encerra 2019 com público de 103 mil espectadores nas produções realizadas pela instituição. No total, foram 113 apresentações dos quatro corpos artísticos. O BTG, por exemplo, teve aumento de 20% em seu público, de 32 para 39 mil, refletindo o sucesso das comemorações do cinquentenário da companhia.


O CCTG é um dos maiores complexos culturais da América Latina, com quatro auditórios em um espaço de 16,9 mil metros quadrados. Além disso, é um dos únicos teatros públicos no país com corpos artísticos: o Balé Teatro Guaíra, a Orquestra Sinfônica do Paraná, a Escola de Dança Teatro Guaíra e a G2 Cia de Dança.


O total de público, contabilizando-se eventos externos, foi de 301 mil pessoas, o que consolida o Teatro Guaíra como um dos principais marcos culturais do país. Somente no Guairão foram 235 mil pessoas em 156 apresentações, com grandes nomes da música nacional e internacional.


A diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, afirma que o foco principal de 2019 foi mostrar o Teatro como a casa dos paranaenses. “Nós queremos que todos, independentemente de classe social, se sintam parte da história que estamos construindo. É um novo olhar para cultura, em que o erudito e o popular se encontram para refletir a identidade paranaense. Estamos muito felizes com esse momento e muita vontade de planejar um 2020 unindo todas as pessoas”, afirma.


Em termos de democratização do acesso à cultura, a principal diretriz do Governo do Estado para esse setor, Monica pontua que uma das ações mais inovadoras foi a criação de oficinas técnicas e artísticas levadas a oito cidades paranaenses.

“A formulação dessas oficinas teve o objetivo de ampliar o diálogo com o público e aproximar ainda mais o cidadão do Teatro Guaíra. Levamos, além de espetáculos, nossa qualidade técnica reconhecida nacionalmente. Foi um processo muito bonito ver as pessoas imaginando como aplicariam esse conhecimento nas suas próprias cidades, seja em teatros oficias ou pequenos espaços comunitários”, finaliza.

Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

26 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale