Balé Teatro Guaíra fez turnê nacional e estadual em 2019

O Balé Teatro Guaíra viajou para oito cidades paranaenses para comemorar seu cinquentenário
Turnê pelo Paraná

O Balé Teatro Guaíra viajou para oito cidades paranaenses para comemorar seu cinquentenário, celebrado em maio de 2019. A companhia apresentou em Curitiba uma mostra de repertório com os maiores sucessos de sua história e depois passou por Campo Mourão (24/05), Cascavel (31/05), Maringá (07/06), Guarapuava (05/07), Paranaguá (26/07), Foz do Iguaçu (02/08) e Londrina (03/10).


Já no início do planejamento das ações do cinquentenário a direção do Centro Cultural Teatro Guaíra incluiu viagens pelo Paraná. “O BTG é um patrimônio do estado e a comemoração não seria completa se a companhia não estivesse junto aos paranaenses”, diz Monica Rischbieter, diretora-presidente do CCTG.


Oficinas Técnicas e Artísticas

Além das apresentações, em todas as cidades ocorreram oficinas técnicas e artísticas gratuitas para a população. A oficina técnica teve carga horária de 30 horas e abordou temas como iluminação e sonorização. A metodologia foi criada pelos profissionais do Teatro Guaíra.


Já a oficina artística teve 9 horas de carga horária e foi composta por aulas de balé e aprendizagem de parte da coreografia de Carmen. As atividades aconteceram nos dias que antecederam os espetáculos. Os alunos receberam ao final do curso um certificado de participação chancelado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra.


A descentralização da cultura é um compromisso do Governo do Paraná. A criação de oficinas se insere na diretriz da Secretaria de Estado de Comunicação Social e Cultura de democratização do acesso. “O Teatro Guaíra é reconhecido nacionalmente por sua excelência. Tivemos a oportunidade de levar essa expertise para a população do Paraná”, diz Monica.


Outros estados

O Balé Teatro Guaíra apresentou Carmen no mês de junho em São José dos Campos (SP) e em Natal (RN).


Em agosto, o BTG foi convidado para se apresentar no MASP, em São Paulo, durante a Semana Paulista de Dança. Lá o grupo dançou Trânsito, da coreógrafa baiana Ana Vitória, que estreou em 2001 e teve como base uma pesquisa musical realizada pelo pianista, arranjador e compositor Cláudio Dauelsberg, criada especialmente para o Balé Teatro Guaíra.


Em outubro, o BTG se apresentou em Jaraguá do Sul (SC) e Uberlândia (MG), onde abriu o 27º Festival de Dança do Triângulo


Foto: Maringas Maciel

Fonte: Governo do Paraná - Teatro Guaíra

25 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest