Espetáculo musical “Happy Days” faz estreia nacional em Curitiba

Com temas clássicos de época, a peça une teatro, música, dança, comédia e história, revivendo emocionalmente as décadas de 50 e 60

Foto: Cisco Vasquez


O espetáculo musical “Happy Days - ou O futuro vem antes” escolheu a cidade de Pato Branco-PR para fazer sua pré estreia, nos dias 09 e 10 de dezembro, às 19h30, no Teatro do Sesi. Com temas clássicos de época, a peça une teatro, música, dança, comédia e história, revivendo emocionalmente as décadas de 50 e 60. A estreia oficial será 19 de dezembro, na capital paranaense.


Ingressos aqui


“Happy Days” é interpretado por um elenco composto por 16 adolescentes, entre bailarinos, músicos e cantores, de 15 a 18 anos. Sob direção de Fabiano Nunes, coreografia de Pedro Quaresma e direção musical de Du Gomide, o grupo de jovens atores passou por um longo processo de formação em 2019, com registros do cineasta Cisco Vasques, que produzirá um filme documentário sobre o processo de criação do espetáculo.



Para o diretor Fabiano Nunes, “trabalhar com jovens atores, sem vícios da profissão e absolutamente disponíveis à magia do teatro é algo maravilhoso. Algo que muitas vezes os ‘profissionais adultos’ perdem junto com a esperança. Nós tivemos a possibilidade de escolher esses atores/cantores/músicos e isso foi um luxo, nosso elenco tem estrelas brilhantes”.


Os figurinos que vestem o jovem elenco são obras da experiente figurinista Thanara Schonardie, que fez história na TV Globo, em minisséries e novelas de sucesso, como “Meu pedacinho de Chão” e, mais recentemente, “Velho Chico”. Os trajes de cena revisam a moda das décadas de 50 e 60 trazendo elementos de época desconfigurados, diluindo os marcadores do tempo e constituindo um futurismo de época.



Guto Greco, ontem e hoje


O diretor Fabiano Nunes também assina, ao lado da dramaturgista Carol Pitzer, a adaptação do texto de Guto Greco (1959-1995), que faria 60 anos em 2019. “É um mergulho na proposta desse ator e autor gaúcho que criou peças para a adolescência. Trabalhar sobre a obra dele foi uma possibilidade de reconhecer como a visão de mundo e a linguagem se transformam. Mas também perceber que certas questões, quando humanas, atravessam os tempos”, explica Nunes.


Nessa nova leitura, “Happy Days” enfatiza a atemporalidade dos movimentos coletivos e o encantamento que o teatro musical pode proporcionar. No palco, a personagem principal, Suzie (Luiza Gutjahr), busca o amor na contra mão de um mundo separado por ideais. A peça retoma momentos importantes da história recente em que a sociedade viu nascer ideais de amor e liberdade como alternativas para um mundo em guerra.



As linguagens do teatro, da dança e da música constroem, juntas, uma reflexão histórica e estética sobre a condição cíclica do tempo. Reencontrar nossas trajetórias na história permite criar possibilidades de novos bons caminhos para os próximos passos da humanidade. “Esse trabalho nos contamina de futuro”, define Fabiano Nunes. FICHA TÉCNICA TEXTO ORIGINAL Guto Greco (in memoriam) ADAPTAÇÃO Carol Pitzer e Fabiano Nunes Fabiano Nunes DIREÇÃO GERAL E ARTÍSTICA Pedro Quaresma COREOGRAFIA E ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO Du Gomide DIREÇÃO MUSICAL Thanara Schonardie CENÁRIO E FIGURINO Fernanda Mantovani e Wagner Corrêa ILUMINAÇÃO Ane Adade PREPARAÇÃO CORPORAL Carol Pitzer DRAMATURGISMO Felipe Pimentel SUPERVISÃO HISTÓRICA Cisco Vasques FILME DOCUMENTÁRIO Gabriel Rischbieter DESIGN Paola Pagnosi CONSULTORIA VOCAL Marulho Soluções Sonoras SOUND DESIGN Francisco Esmanhoto OPERAÇÃO DE SOM Eduardo Schotten MICROFONISTA Tiago Bruel ASSISTENTE DE SOM Regina Rosa de Godoy DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Carolina Bassani PRODUÇÃO EXECUTIVA Chiru Chama ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO Willa Ten Caten Thomas e Marina Gobetti ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO R. Godoy Marketing e Cultura e Instituto Campeche ADMINISTRAÇÃO Marina Gobetti MÍDIAS SOCIAIS Braian Bogu ASSESSORIA DE IMPRENSA

SERVIÇO O que: “Happy Days - ou O futuro vem antes” Onde: Teatro Guairinha (Rua XV de Novembro 971 - Centro) Quando: Dias 18, 19, 20, 21, a partir das 20h30. Dia 22 de dezembro, às 19h Ingressos: de R$20 (meia) a R$40 (inteira) Onde comprar: bilheteria do Teatro Guaíra; Ticket Fácil (www.ticketfacil.com.br/); Só Dança & Trinys (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1841). Classificação indicativa: 12 anos


Fonte: Teatro Guaíra - Governo do Paraná

Últimas Notícias