A Vida Invisível ficou fora na categoria filme estrangeiro

O documentário "Democracia em vertigem", da diretora brasileira Petra Costa, entrou em uma pré-lista de 15 filmes que podem ser indicados ao Oscar 2020. A lista final com cinco concorrentes será divulgada no dia 13 de janeiro.
Na categoria de melhor filme internacional, no entanto, o Brasil ficou de fora da pré-lista. O longa brasileiro que havia sido escolhido pela Academia Brasileira de Cinema (ABC) para tentar a vaga era "A vida invisível", de Karim Aïnuz, ganhador da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes.
Os dez filmes da pré-lista da categoria internacional incluem "Parasita", da Coreia do Sul, e "Dor e glória", da Espanha, mas não "A vida invisível".
"Democracia em vertigem" mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a crise política no Brasil, e foi lançado pela Netflix em junho de 2019.
A diretora mineira Petra Costa, de 36 anos, assinou os documentários "Elena" (2012) e "Olmo e a gaivota" (2014), premiados respectivamente nos festivais de Brasília e do Rio. Esta é sua primeira indicação ao Oscar.
Outro filme pré-indicado na categoria de documentário, "Privacidade hackeada", tem como um dos roteiristas o brasileiro Pedro Kos.
A cerimônia do Oscar 2020 acontece no dia 9 de fevereiro, em Los Angeles.