Curitiba recebe a 2ª Marcha Mundial pela Paz e Não Violência no Brasil

Evento está marcado para quarta-feira, a partir das 8h30



A cidade de Curitiba participa na próxima quarta-feira, 18 de dezembro, do Evento de Recepção da Equipe Base da 2ª Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência. O movimento é uma ação internacional da organização não-governamental Mundo Sem Guerras, apoiada por diversas instituições pelo mundo, e, em Curitiba, estão entre elas: Instituto Nhandecy, Mensagem de Silo, CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva), Silêncio e Movimento, Cia Re-Trato, Instituto Atiara, Rede Semear, Design ao Vivo, Nanak Asrham. Trata-se de uma iniciativa por um mundo sem violência, sem armas e sem guerras com intuito de percorrer mais de 100 países, durante cinco meses. O objetivo é mobilizar as pessoas pela paz e a não-violência.


Desta vez a Marcha Mundial começou em Madrid, na Espanha, no dia 2 de outubro, aniversário do nascimento de Gandhi e declarado pelas Nações Unidas como “Dia Internacional da Não-Violência”. A capital espanhola também é o ponto de encerramento, em 8 de março de 2020, após a volta ao mundo.


Neste período cada cidade se organiza a fim de reunir o maior número possível de pessoas, movimentos e organizações para desenvolver atividades e ressaltar aquelas já existentes em consonância com os temas da Marcha Mundial, já que a intenção da Marcha é também dar visibilidade e federar tudo o que já existe no mundo relacionado a superação da violência, gerando uma convergência regional, nacional e mundial.


Em Curitiba, o Evento será no dia 18 de dezembro, no Campus Rebouças da UFPR (Avenida Sete de Setembro, 2645 - ao lado do Shopping Estação), com início previsto para às 8h30 com a seguinte programação: Abertura cultural; Palestra “As Qualidades emocionais para a Paz”; Experiências com a Cultura da Paz e Não Violência; chegada da Equipe Base - 2a. Marcha Mundial desde Madrid; Open Space temáticos.


A concentração da caminhada pacífica será às 16h, na Praça Eufrásio Correa, e seguirá em direção a Boca Maldita, finalizando por volta das 18h, com o Símbolo Humano da Não-Violência.


A 1ª Marcha Mundial Pela Paz e Não-Violência aconteceu em 2009. Ela teve início na cidade de Wellington, Nova Zelândia, em 2 de outubro, e terminou em 02 de janeiro de 2010, em Punta de Vacas, Argentina, após percorrer 120 países.


No Brasil, já passou por: Recife/PE, Salvador/BA, São Paulo/SP, Cubatão/SP, Caucaia/SP, Itapeva/SP, Paraisópolis/MG, Campinas/SP, Rio de Janeiro/RJ, Maricá/RJ e Londrina/PR.

19 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest