banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Última semana do Natal de Curitiba tem estreias de ópera no São Francisco e auto no Tanguá

Programação traz últimas apresentações de balé no São Francisco, concerto no Jardim Botânico e encenações na Câmara e na Catedral


Foto: Daniel Castellano


As estreias do Oratório de Natal Curitibano no Parque Tanguá, do inédito Natal com Ópera do Palácio Garibaldi e dos espetáculos Nataleluia da Primeira Igreja Batista e Ecofábrica do Papai Noel no Reservatório da Sanepar são os grandes destaques da última semana do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2019.


A agenda semanal terá ainda o espetáculo Celebração Belle Époque Brasileira, que marca a reinauguração do Belvedere do São Francisco e as últimas apresentações do balé O Quebra-Nozes na Ruínas do São Francisco, do concerto luminoso no Jardim Botânico, do Coral do Palácio Avenida e dos autos da Câmara Municipal e da Catedral Metropolitana.


A programação oficial de espetáculos natalinos da capital vai até 23 de dezembro, mas a decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.


Na segunda-feira (16/12), às 17h, ocorre a abertura da minitemporada de corais da Biblioteca Pública do Paraná, no Centro, com a apresentação do Coral Paraná. Na terça-feira (17/12), no mesmo horário, será a vez do Grupo OAB cantar no hall térreo do espaço; e, na quinta-feira (19/12), a Cantateca, formada por crianças e adolescentes, irá interpretar canções natalinas às 17h30.


Também na segunda-feira (16/12), às 19h30, ocorre a última apresentação do balé O Quebra-Nozes nas Ruínas do São Francisco. Sob a direção da coreógrafa Nicole Vanoni, da Curitiba Cia de Dança, o espetáculo ao ar livre tem a participação de 25 bailarinos, que contam a história da menina que, em sonho, viu seu estimado presente de Natal – um quebra-nozes em forma de boneco – tornar-se soldado e liderar um pelotão. O espetáculo gratuito tem duração de 40 minutos.


Na terça-feira (17/12), às 19h30, as escadarias da Câmara Municipal recebem a última encenação de uma versão especial do auto O Sentido do Natal. Com 15 minutos de duração, o espetáculo mistura elementos do espetáculo que foi encenado este ano nas Ruas da Cidadania e da Anunciação do Anjo Gabriel.


Ainda na terça (17/12), às 17h30, acontece na Catedral Metropolitana a penúltima apresentação da Anunciação do Anjo Gabriel. Em dez minutos, sete atores vão dramatizar um trecho do Capítulo 1 do Evangelho de São Lucas. O texto narra o diálogo do anjo com Maria sobre a escolha dela para ser a mãe do Filho de Deus. Na quarta-feira (18/12), no mesmo horário, ocorre a última encenação do auto.


Ópera e Belvedere

Na quarta-feira (18/12), às 19h30, moradores e turista poderão acompanhar a estreia do Natal com Ópera do Palácio Garibaldi, no São Francisco. Árias de óperas famosas serão encenadas nas janelas e sacada do imponente prédio do Largo da Ordem, com cantores caracterizados de grandes celebridades da ópera mundial. O espetáculo será reapresentado na quinta (19/12), às 19h30, e na sexta (20/12), às 20h30.


Outra atração de quarta-feira (18/12) é a Serenata de Natal do Hospital Nossa Senhora das Graças, nas Mercês, a partir das 20h. A apresentação promete emocionar, pois diversos corais, músicos e voluntários vão se reunir pelo segundo ano e irão cantar serenatas embaixo das janelas dos quartos dos internados, nesse fim de ano.


Pacientes e equipe do Hospital do Idoso, no Pinheirinho, poderão acompanhar, na quinta-feira (19/12), às 10h, o auto O Sentido de Natal. O espetáculo conta de forma lúdica a história do nascimento do Menino Jesus, poeticamente rimada e cantada em prosa e verso. A encenação é sempre acompanhada de músicas natalinas executadas pela Banda Lyra Curitibana.


Ainda na quinta-feira (19/12), a reinauguração do Belvedere restaurado pela Prefeitura, no São Francisco, será comemorada com a única apresentação da Celebração Belle Époque Brasileira, às 19h30. A encenação musical levará para o nostálgico espaço na Praça João Cândido músicas clássicas brasileiras do Século 19.


No Jardim Botânico, na quinta-feira (19/12), às 19h30, acontece o penúltimo concerto luminoso. Durante o espetáculo, a estufa do local ganha contornos luminosos enquanto trilhas sonoras de Natal tomam conta do Jardim Francês. Na sexta-feira (20/12), no mesmo horário, ocorre a última apresentação. Nos dois dias, o Jardim Botânico fica aberto até às 20h.


Ecofábrica e Nataleluia

Na sexta-feira (20/12), duas estreias estão programadas. Com sessões às 20h30 e 21h30, o reservatório da Sanepar, no São Francisco, vira palco para o show Ecofábrica do Papai Noel, que promete colocar a tecnologia a serviço da arte, unindo projeção mapeada em 3D e apresentação teatral com mensagens de sustentabilidade e amor. O espetáculo será reapresentado no sábado (21/12) e domingo (22/12), nos mesmos horários.


A Primeira Igreja Batista de Curitiba também inicia na sexta-feira (20/12), às 19h30, a tradicional encenação Nataleluia, com performances ao vivo e a participação de mais de mil voluntários da congregação religiosa do Batel. O evento, que tem entrada a R$ 10, será apresentado até o dia 23 de dezembro, no mesmo horário.


Ainda na sexta-feira (20/12), a partir das 20h15, o Coral do Palácio Avenida começa as três últimas apresentações desta temporada natalina, que ainda ocorre no sábado (21/12) e domingo (22/12), no mesmo horário.


Oratório no Tanguá

Já no sábado (21/12), às 19h30, estreia a superprodução Oratório de Natal Curitibano, no Parque Tanguá. Verdadeira ópera a céu aberto, o espetáculo irá reunir 30 atores, cantores e bailarinos, que tomarão conta do espaço verde no Taboão para contar a história do nascimento de Jesus. Arautos em perna de pau, atores, cantores e bailarinos farão parte do espetáculo que terá como cenário a beleza natural e arquitetônica do Tanguá, um dos principais cartões-postais da cidade. A encenação ocorre ainda no domingo (22/12) e segunda (23/12), no mesmo horário, marcando o encerramento da programação oficial do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019.


Atrações de segunda-feira (16/12) do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais

8h30 – Mostra de minipresépios da Uniart na Biblioteca Pública do Paraná (Avenida Cândido Lopes, 133, Centro)

9h - Exposição de presépio na Paróquia do Divino Espírito Santo (Rua Mateus Leme, 1855, Bom Retiro)

10h - Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)

10h - Feira Especial de Natal da Vila de Natal Electrolux (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)

10h - Exposição Sopro de Natal no Centro Cultural Miguel de Cervantes (Praça Espanha, s/n, Bigorrilho)

10h - Espetáculo Os Barbacas - Uma Viagem de Natal do Ônibus Palco no Parque Histórico da Vilinha (Rua Marco Polo, 1560, Bairro Alto)

12h - Carrossel e trenzinho do Natal Condor no Passeio (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Passeio Público, Centro)

13h - Exposição da maquete de bolacha da Cidade do Pão de Mel no Bosque Alemão (Rua Schubert, 175, Vista Alegre)

14h - Show Natal Brasileiro do Ônibus Palco no Parque Histórico da Vilinha (Rua Marco Polo, 1560, Bairro Alto)

15h - Coral da Escola Municipal dos Vinhedos na Rua da Cidadania de Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Santa Felicidade)

17h - Estreia das apresentações de corais na Biblioteca Pública do Paraná (Avenida Cândido Lopes, 133, Centro)

19h30 – Última apresentação do balé O Quebra-Nozes nas Ruínas do São Francisco (Praça João Cândido, s/n, São Francisco)

19h30 - Rua Iluminada da Família Moletta (Rua Nicola Pelanda, 5.962, Umbará)

20h - Musical de Natal Galileia da Primeira Igreja Quadrangular (Rua Alberto Foloni, 143, Centro Cívico)



Fonte: Prefeitura de Curitiba.

1 de dezembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest