Nutrição adequada auxilia na prevenção e controle de doenças

Um apoio nutricional não deve ser procurado apenas com foco no emagrecimento, mas principalmente para manutenção da saúde e prevenção de doenças



Muitas pessoas buscam o apoio do nutricionista para eliminar peso ou quando se tem um diagnóstico de uma doença, como diabetes, hipertensão, acúmulo de gordura no fígado etc. Outras entendem que cortar somente o 'açúcar' seria o ideal para o controle de doenças, por exemplo, e não buscam um acompanhamento mais especializado.


Segundo a Nayara Massunaga Okazaki, nutricionista, mestre e doutoranda em doenças cardiovasculares pela Unifesp, uma nutrição adequada pode prevenir doenças e tornar a vida mais saudável.


Os avanços na nutrição transformam a rotina alimentar em uma poderosa ferramenta para melhorar a qualidade de vida, analisando os nutrientes e como eles podem beneficiar o funcionamento do organismo de cada indivíduo. "Uma alimentação balanceada, com os nutrientes adequados, pode diminuir o stress, melhorar o humor e facilitar o controle do peso. A nutrição em níveis corretos pode aprimorar os rendimentos físicos, potencializar o desenvolvimento de crianças e adolescentes e conservar a saúde", comenta Nayara.


Benefícios da nutrição


O termo nutrição caracteriza uma sequência de processos do organismo, que englobam a ingestão do alimento, sua digestão, a absorção dos nutrientes, o metabolismo e a excreção. Esses processos têm por objetivo produzir energia e manter as funções vitais do organismo.


Os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos, que fornecem energia para o funcionamento do corpo. Essas substâncias são responsáveis pela formação, conservação e crescimento de todos os tecidos do organismo, auxiliando também no bom funcionamento dos órgãos. Os nutrientes podem ainda ajudar em funções intestinais e na hidratação do corpo. Eles podem ser classificados como macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) e micronutrientes (vitaminas e minerais).


"O importante é lembrar de que uma alimentação equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do corpo. O acompanhamento de um profissional auxilia muito no desenvolvimento da educação alimentar de cada pessoa. Nenhum alimento sozinho possui todos os nutrientes necessários para a manutenção da boa saúde, por isso é sempre bom o auxílio de um nutricionista, que poderá oferecer uma dieta individualizada, rica e variada", finaliza.


Fonte: dino.com.br

Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

23 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale