Taxistas terão chance de concorrer com outros aplicativos

O prefeito Rafael Greca anunciou nesta terça-feira (26/11) medidas que vão beneficiar os taxistas da capital. A principal delas é o Urbs Táxi Curitiba, aplicativo de transporte de táxi que vai reunir os 3,8 mil taxistas cadastrados na cidade e possibilitar descontos de até 40% sobre o valor do taxímetro.
O prefeito anunciou ainda a isenção do pagamento da outorga para taxis elétricos e o parcelamento da licença para os taxistas em dez vezes a partir de 2020. “Me incomodava o fato de os táxis terem perdido espaço para os aplicativos particulares", disse.
"Hoje cumprimos o prometido e levamos a modernidade para o setor, para que os motoristas entrem em condição de igualdade na era da economia disruptiva dos aplicativos”, afirmou Greca.
O Urbs Táxi Curitiba é o quinto aplicativo do município, que já conta com o Curitiba App, o Curitiba 156, o Saúde Já e o Nota Curitibana. O aplicativo estará disponível nos próximos dias para download gratuito na Google Play Store e na Apple Store para plataformas Android e iOS respectivamente
Aplicativo
Para o cidadão, o funcionamento é o mesmo dos demais aplicativos privados de transporte, como Uber, 99 e Cabify. O passageiro define o endereço de destino e como deseja pagar, com dinheiro, cartão de débito ou crédito. Depois é só confirmar a solicitação e aguardar o carro chegar.
A maior diferença é que o passageiro faz corridas seguras, com motoristas licenciados, cadastrados e fiscalizados pela Prefeitura de Curitiba por meio da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o serviço no município. A Urbs não terá ganho e nem custo com o serviço.
Desconto
Pelo Urbs Táxi Curitiba será possível obter descontos de até 40% no valor do taxímetro. Os motoristas também poderão optar por não cobrar o valor da bandeirada, de R$ 5,40, para passageiros que estiverem a menos de um quilômetro de distância.