banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

PAM Hospitais será criado em parceria com a Defesa Civil

Plano será para atendimento a possíveis situações de emergência



No último dia 13 de novembro, o Hospital São Vicente Curitiba sediou um encontro inédito para assinatura da carta de adesão ao PAM Hospitais – Plano de Auxílio Mútuo dos Hospitais de Curitiba, em parceria com a Defesa Civil. O lançamento oficial deve ocorrer no mês de dezembro.


Participaram do encontro, além da Defesa Civil de Curitiba e do Hospitais São Vicente Curitiba e CIC, o Hospital Cajuru, Hospital Cardiológico Costantini, Hospital Cruz Vermelha, Hospital Marcelino Champagnat, Hospital Nossa Senha das Graças, Hospital Ônix, Hospital Pequeno Príncipe, Hospital Pilar, Hospital Santa Brígida e Hospital Santa Cruz.


Para Márcia Schneider Blanski, Diretora Administrativa do Hospital São Vicente, é preciso sempre evoluir nos planos de emergência. “Para as situações adversas, todos os hospitais já têm seus planos de emergência internos e a cultura do auxílio mútuo entre as instituições. No entanto, com a formalização deste plano entre os hospitais e o know-how da Defesa Civil, as instituições e toda a população curitibana serão beneficiadas.”


Segundo o Coordenador Técnico de Proteção e Defesa Civil de Curitiba, Nelson de Lima Ribeiro, o trabalho que será feito pelo grupo é de extrema valia: “Se não pensarmos em conjunto, fora de cada instituição, talvez em uma situação de emergência, não teremos o controle. Com essa união dos hospitais ao Poder Público, teremos planos de ação para diversas situações de emergência em que possa ser necessário retirar os pacientes, como em caso de incêndios”.


Carlos Augusto Puehringer, Engenheiro de Segurança no Trabalho do Hospital São Vicente, explica que a ideia do PAM Hospitais surgiu após uma série de ações internas. “Remodelamos nosso plano de emergências, continuamos o treinamento interno de brigadistas e fizemos o treinamento interno para retirada de pacientes baseado no método START, incluindo um ponto de apoio para redistribuição dos mesmos. Além disso, no mês de outubro, foi inaugurado em Curitiba o Centro de Inteligência e Gerenciamento de Crises e Emergências da Defesa Civil Municipal. E agora apresentamos essa ideia pioneira do PAM no setor hospitalar, que poderá ser utilizado em necessidade de evacuação dos hospitais ou como apoio para eventuais atendimentos a múltiplas vítimas em caso de catástrofes.”


Após o lançamento oficial do PAM Hospitais, serão criados grupos de trabalho para reuniões e capacitações. Hospitais interessados em participar podem entrar em contato pelo e-mail: tec.seguranca@saovicentecuritiba.com.br.

23 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest