banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Festival ucraniano reúne 700 dançarinos em Mallet

Grupos de toda a região sul do país se apresentam na cidade



Cerca de 700 dançarinos do sul do país se reúnem entre os dias 15 e 16 de novembro, na cidade de Mallet, Centro-Sul do Paraná, para apresentar o que há de melhor no repertório de cada grupo folclórico ucraniano do Brasil. O evento é o único do gênero na América Latina.


O Festival Nacional de Danças Ucranianas, cada ano realizado em uma cidade-sede, chega a sua 26ª edição voltando às origens. Em Mallet, desembarcaram os primeiros imigrantes do país europeu, no final do século XIX. Hoje, o número de descendentes da cultura passa de um milhão de brasileiros.


Na sexta-feira, a partir das 11h30, no Parque dos Imigrantes, ocorre venda de comidas típicas e artesanato e exposição de peças de artistas locais, além de apresentações folclóricas no período da tarde.


O evento foi chamado de Festival Cultural Miguel Bakun, pois celebra os 110 anos de nascimento do artista paranaense, filho de imigrantes ucranianos e nascido na cidade. O pintor é considerado um dos pioneiros da arte moderna no estado.


Ao final do dia, os grupos participam de um flashmob e fazem uma grande roda de Korovay. Tradição em casamentos, a dança feita com um pão ritual é popular entre os ucranianos do Brasil e adaptada para outras ocasiões.


Já no sábado, no Ginásio de Esportes, a partir das 19h, os 20 grupos participantes do evento trazem novas apresentações folclóricas, mostrando o resultado de um ano de trabalho intenso na preservação da cultura ucraniana.


É a terceira vez que Mallet sedia o Festival Nacional de Danças Ucranianas. Na cidade, está localizada a igreja São Miguel Arcanjo, primeira igreja no estilo do país europeu do Brasil, tombada pelo patrimônio histórico e cultural. A construção serviu de base para a réplica que está no centro do parque Tingui, em Curitiba.


O quê: 26º Festival Nacional de Danças Ucranianas

Onde: Mallet-PR (Parque dos Imigrantes e Ginásio de Esportes)

Quando: dias 15 e 16 de novembro


Programação:

Sexta-feira – 1º Festival Cultural Miguel Bakun (Parque dos Imigrantes)

11h30: atividades culturais, comércio de comidas e artesanato típico e exposição de peças de artistas locais

13h45: início das apresentações dos grupos folclóricos ucranianos

16h30: Flashmob

17h: Dança do Korovay

Sábado – Festival Nacional de Danças Ucranianas (Ginásio de Esportes)

19h: apresentações dos 20 grupos folclóricos

29 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest