banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Cine Passeio recebe evento de Cinema Super 8

Festival chega a sua 15ª edição em 2019



O Cine Passeio recebe, de 8 a 10 de novembro, a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema em Super 8 de Curitiba — o “CURTA 8”. Em 2019, a programação do evento conta com cerca de 60 filmes, vindos de diversos estados brasileiros e também de outros seis países, que farão parte das mostras competitivas e paralelas do festival. Na competição, os filmes disputarão os troféus CURTA 8 de Super Filme Tomada Única, Super Filme Júri Popular e Super Filme do Festival.


Este ano, o CURTA 8 também homenageará o Duo Strangloscope, que receberá o Troféu “Super Schip”. Esta honraria é entregue para figuras marcantes do cinema com passagens pelo superoitismo. O troféu foi criado em 2016, como lembrança e homenagem à memória do idealizador do festival Leandro Bossy Schip, que nos deixou repentinamente no início daquele ano. Integrado pelos catarinenses Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting, o Strangloscope iniciou suas atividades em 2002. Juntos, além de oficinas e cursos de cinema, os dois artistas realizam vídeos e filmes experimentais em Super 8 e 16mm.


Nesta edição do CURTA 8, o Duo ministrará a oficina “Cinema sem câmera e suas poéticas de reapropriação”. De acordo com Cláudia Cárdenas, os participantes terão uma introdução às práticas da reapropriação e ao foundfootage, revisando as diferentes formas de intervenção sobre filmes analógicos de 16mm já filmados, utilizando algumas técnicas de cinema sem câmera. “O objetivo principal é transmitir conhecimentos diferentes de reapropriação de filmes, para que os interessados possam atualizar, expandir e diversificar as possibilidades de participação efetiva no campo audiovisual, criando suas próprias obras de animação de imagens”, explica Claudia.


Outros workshops oferecidos durante o CURTA 8 serão “História do Super 8 Paranaense”, ministrado pelo cineasta e historiador Flávio Rocha; e “Projeção de Cinema em Super 8”, que será conduzido pelo cineasta Lucas Vega, que desde a primeira edição do festival é o projecionista oficial do evento.

4 de dezembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest