Prefeito de São Paulo está com câncer e inicia quimioterapia

Tumor surgiu na transição entre esôfago e estômago



O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi diagnosticado nesta segunda-feira (28) com um câncer na cárdia, localizada na transição entre o estômago e o esôfago. A previsão é que ele comece o tratamento de quimioterapia ainda nesta semana.


Além do tumor na transição entre o esôfago e o estômago, Covas possui pequenas lesões no fígado e nos gânglios linfáticos. Isso se deve a um processo denominado metástase, que se caracteriza pela migração de células do tumor para outras partes do corpo. De acordo com os médicos, a doença foi traiçoeira, porque não havia sintoma no local.


Boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês na noite desta segunda diz:


"Exames anatomopatológicos mostraram que o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, tem um adenocarcinoma localizado entre o esôfago e o estômago, com duas lesões, uma no fígado e outra nos linfonodos. Com esse diagnóstico o prefeito será submetido a três sessões de quimioterapia, quando será novamente reavaliado".


Inicialmente, Covas foi internado na quarta-feira (23) no Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo, para tratar uma erisipela, que é uma infecção na pele causada por bactérias.


Dois dias depois, foi diagnosticado com quadro de trombose venosa das veias fibulares, que ficam na perna.


No sábado (26), outros exames diagnosticaram tromboembolismo pulmonar e uma tumoração no trato digestivo. Por fim, outro exame, uma laparoscopia (cirurgia minimamente invasiva) feita na noite de domingo confirmou o tumor maligno.


A equipe de médicos explicou que esse tipo de tumor que atinge o prefeito é relativamente frequente, mas mais raro nos jovens.


"Atualmente, tanto a erisipela quanto a trombose venosa das veias fibulares já estão em remissão, mas ele permanecerá internado para controle do tromboembolismo pulmonar", diz o boletim.

25 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest