Crescimento de feiras nacionais de turismo reforçam otimismo no setor

Eventos, que reúnem representantes de todo o Brasil, apresentaram aumento de até 66%

Promover destinos, firmar acordos, mostrar melhorias, movimentar o mercado e a cidade anfitriã têm feito das feiras nacionais grandes transformadoras do setor. Eventos deste porte, que acontecem anualmente em vários estados do país, têm cada vez mais valorizado o turismo e estimulado o crescimento de áreas engajadas na busca de novas oportunidades de negócios. Em meio a tantos benefícios que envolvem a realização delas, o crescente número de participantes é um fator que também chama a atenção.


Algumas dessas feiras chegam a atrair mais de 30 mil participantes, têm impacto de milhões de reais e apontam para a tendência de otimismo no setor. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destaca que esse tipo de evento consagra uma troca de experiências rica com agentes fundamentais para o turismo. “É um importante espaço para planejar ações que vão transformar o potencial do turismo brasileiro em realidade, beneficiando diretamente nossa população com mais oportunidades, emprego, renda e inclusão social”, destaca o ministro.


Considerada a mais efetiva feira de negócios de turismo da América Latina, o Festuris, em Gramado (RS), completou 30 anos em 2018 e, além de marcar a história local, também emplacou 15 mil participantes em quatro dias de evento – um crescimento de 66,6% comparado à edição anterior. O número de presentes gerou um impacto econômico de R$ 17 milhões na cidade e na Região das Hortênsias que foi incrementada na economia local por meio de gastos com hospedagem na rede hoteleira, em restaurantes e comércio em geral.


“Ficamos orgulhosos pelo legado que deixamos para a nossa cidade, nosso estado e o turismo brasileiro. Sabemos o que o setor pode fazer pelo destino e sua população e Gramado é um exemplo disso para o Brasil. Por isso, acreditamos que o turismo tem força necessária para liderar esse novo ciclo de crescimento do país”, afirmou Marta Rossi, realizadora do evento. A edição 2019 acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro, no Serra Park.


A WTM Latin America, em São Paulo (SP), também se destacou pelo mesmo crescimento e atraiu, em 2019, cerca de 19 mil participantes – o número representa um aumento de 58,3% em relação a 2018 e para a próxima edição, em março de 2020, a feira já conta com nove operadoras de turismo confirmadas. “A confirmação delas nos dá um indicativo muito positivo sobre as projeções para 2020 e confirmam o sucesso da área dedicada a estes players que vem crescendo anualmente”, destaca Luciana Leite, diretora da WTM Latin America.


Em setembro de 2019, a capital paulista também foi palco da 47ª edição da Abav Expo. Conhecida como a maior feira nacional do ramo, nos dias 25 a 27 do mês, recebeu o número impressionante de 32 mil participantes no Expo Center Norte – 39,1% a mais que os 23 mil do ano anterior. “Tenho muito orgulho de ser uma agente de viagens e fazer parte de um segmento como o turismo, que gera 319 milhões de empregos e US$ 8,8 trilhões para a economia mundial”, comemorou Magda Nassar, presidente da Abav Nacional.


CRESCIMENTO NA FEIRAS


ABAV EXPO (São Paulo-SP)

2019 - 32 mil participantes 2018 - 23 mil participantes Crescimento de 39,1%


WTM – Latin America (São Paulo-SP) 2019 - 19 mil participantes 2018 - 12 mil Crescimento de 58,3%


FESTURIS (Gramado-RS) 2018 - 15 mil participantes 2017 - 9 mil Crescimento de 66,6%


FESTIVAL DAS CATARATAS (Foz do Iguaçu-PR) A 14ª edição aconteceu entre 12 e 14 de junho 2019 - 9 mil participantes 2018 - 8 mil Crescimento de 12,5%


Fonte/Foto: MTur | Crescimento de feiras de turismo, como a Festuris, reforça otimismo no setor. Crédito: Roberto Castro/MTur

20 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest