Yoko Tawada participa de evento no Goethe-Institut Porto Alegre

Em turnê para divulgar o livro Memórias de um urso polar, autora alemã fará leitura de trechos de sua obra, intercalada por momentos musicais com a pianista Olinda Alessandrini



Em uma turnê realizada pela Japan Foundation, Yoko Tawada apresenta o livro Memórias de um urso polar. Escritora japonesa que vive em Berlim há mais de trinta anos, Yoko Tawada é ganhadora de muitos prêmios literários não só na Alemanha e no Japão, mas também em outros países.


Em Porto Alegre, o Goethe-Institut organizou uma programação especial juntamente com o Instituto de Letras da UFRGS para o dia 16 de outubro, no auditório do Instituto, às 19h. A apresentação será do professor da UFRGS, Gerson Roberto Neumann, juntamente com a doutoranda Lúcia Collischonn de Abreu e com representantes da Japan Foundation e do Goethe-Institut. A autora fará uma leitura de trechos do livro intercalada por momentos musicais da pianista Olinda Alessandrini e participa também de uma conversa com o público mediada por Lúcia Collischonn de Abreu, na qual também vai ser abordada a tradução de outro livro da autora, Überseezungen. Depois do evento, haverá uma sessão de autógrafos com Yoko Tawada.


Sobre o livro Memórias de um Urso Polar


Atualizando as fábulas de Esopo e La Fontaine, Tawada dá voz primeiro à avó de Knut, nascida na extinta União Soviética e que, depois de escrever um volume de memórias que se converte em best-seller, se exila no Canadá. Sua filha, Toska, uma dançarina circense, instala-se em outro país, hoje desaparecido, a Alemanha Oriental, onde mantém um relacionamento muito próximo com a treinadora Ursula. E Knut, o neto, nasce no zoológico de Berlim, tornando-se uma estrela midiática (embora nem tudo seja tão maravilhoso quanto parece).


Sobre a autora


Yoko Tawada nasceu em Tóquio, em 1960, mudou-se para Hamburgo aos 22 anos e vive em Berlim desde 2006. Escrevendo em japonês e alemão, publicou diversos livros — romances, poemas, peças teatrais e ensaios. Recebeu prêmios importantes, como o Prêmio Akutagawa, o Prêmio Adelbert von Chamisso, o Prêmio Tanizaki, o Prêmio Kleist e a Medalha Goethe.


SERVIÇO


Yoko Tawada em Porto Alegre

Turnê do livro Memórias de um Urso Polar


Dia 16 de outubro (quarta-feira)

Horário: 19h às 22h. Distribuição de senhas a partir das 18h. Lugares limitados.

Entrada franca

Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, 112)

Língua: Alemão, com tradução simultânea​

19 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest