banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Eleição para Conselho Tutelar é suspensa em Curitiba, Campo Largo e Paranaguá

Novo cronograma deverá ser divulgado até quarta-feira



As eleições para o Conselho Tutelar foram suspensas em Curitiba e nos municípios de Campo Largo (Região Metropolitana) e de Paranaguá (Litoral).


Em algumas regionais de Curitiba, as urnas apresentavam diferenças entre os nomes e as fotos dos candidatos. Na fala para os candidatos, a presidente do Comtiba, Marjorye Gaiovicz, explicou que houve inconsistências em urnas de seis das dez regionais. Em comunicado público no site da instituição o órgão informa que o problema foi encontrado no Boqueirão, Bairro Novo, Cajuru, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.


Mas a principal dificuldade na apuração dos votos foi um problema na mídia de uma urna do Cajuru. A unidade teve a mídia de memória removida e testada numa urna de contingenciamento, que constatou falha na leitura dos dados.


Até o próximo dia 9 de outubro um novo cronograma de eleição deverá ser divulgado.


Campo Largo

Em Campo largo, por determinação judicial, as eleições foram canceladas as eleições . O Poder Judiciário entendeu que, as cédulas de papel, que seriam utilizadas para a votação, estavam irregulares. Nas cédulas existiam 11 quadrados para marcação do voto, porém, são 12 os candidatos a conselheiro.


Ao invés de ser utilizada a urna eletrônica, fornecida pela Justiça Eleitoral, foi decidido que se usaria a cédula tradicional. O pleito já havia começado quando foi o erro foi percebido. Partes interessadas ingressaram na justiça solicitando o cancelamento. No requerimento ainda dizia que essas cédulas irregulares permitiriam “o direcionamento da votação por parte daquele que irá contabilizar voto”.


A solicitação foi feita pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Campo Largo à 3ª Promotoria de Justiça do Foro Regional de Campo Largo. A determinação foi acatada pelo magistrado André Doi Antunes, que responde pela Comarca.


Paranaguá

Em Paranaguá a suspensão aconteceu ainda na sexta-feira (4). A Vara da Infância e Juventude decidiu por suspender as eleições do Conselho Tutelar previstas diante de pedido do Ministério Público através da 5ª Promotoria de Justiça

23 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest