Central Hidrelétrica começa a funcionar no Parque Barigui

Usina produz energia suficiente para 135 casas



A turbina da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Nicolau Klüppel, no Parque Barigui, começou a funcionar nesta sexta-feira (4/10). A inauguração aconteceu em uma cerimônia ao lado do lago, onde fica também um Centro de Educação Ambiental.


“E nosso colega engenheiro que idealizou este parque agora terá a sua memória transformada em luz”, completou Greca, ao lado da viúva Marli Martins Klüppel, da irmã Elba Klüppel Batista; de um dos netos do engenheiro, Thiago Klüppel Strobel, e outros familiares.


A energia criada pela CGH Nicolau Klüppel será capaz de gerar cerca de 21.600 Kwh/mês, metade da energia consumida pelo Parque Barigui mensalmente. A quantidade seria capaz de suprir o consumo energético de 135 casas médias, com famílias de quatro pessoas.


A produção será injetada na rede da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), gerando créditos de energia a serem compensados ao município. A economia na fatura de energia elétrica da Prefeitura pode chegar a R$ 132 mil por ano.


Informações sobre geração e economia poderão ser conferidas pelos munícipes em um aplicativo que estará disponível para sistemas Android e iOS. A plataforma também vai trazer dados sobre a quantidade de carbono e árvores poupadas com a geração de energia hidrelétrica.

Últimas Notícias