Seminário internacional discute relações entre arte e tecnologia

Palestras, debates, exposição e mostra de performances integram a programação com início dia 9 de outubro no Goethe-Institut Porto Alegre e Instituto de Artes da UFRGS

Em sua segunda edição, o Seminário Internacional Convergências reunirá pesquisadores e artistas de diferentes instituições brasileiras e estrangeiras de 9 a 11 de outubro para discutir a produção artística contemporânea, especificamente no âmbito da artemídia.


A temática geral do evento é “Pós-digital: perspectivas políticas nas relações entre tecnologia e arte”e contará com a participação da Prof.ª Dr.ª Anna Anders (UdK, Berlin), a exibição dos trabalhos do Festival Internacional de Performances Mínimas Urbanas en Vídeo (em parceria com a Universitat Politècnica de València), apresentação de performances audiovisuais e mesas de discussão temáticas.


A convite do Goethe-Institut, a artista e professora alemã Anna Anders vem a Porto Alegre para realizar uma das palestras do seminário e integrar a programação artística do evento. Anna Anders produz filmes, projeções, instalações de vídeo e objetos desde o final dos anos 80. Já apresentou seu trabalho em inúmeros festivais internacionais, exposições, feiras e, desde 2005, é professora na Universidade de Artes de Berlim nos programas de Comunicação Visual e Arte e Mídia.


Enquanto a programação acadêmica do Seminário acontece na UFRGS, o Goethe-Institut recebe a programação artística do evento, composta por uma exposição e um programa paralelo de performances ligadas ao tema do experimentalismo sonoro e audiovisual nos dias 23 e 24 de outubro. O apoio do Instituto à atividade dá seguimento ao projeto Media Art Lab Mercorsul, desenvolvido pelo Goethe-Institut.


Exposição: 1ª Edição do Festival Internacional de Performances Mínimas Urbanas em Vídeo


No âmbito do Seminário Convergências, o Goethe-Institut recebe a 1ª Edição do Festival Internacional de Performances Mínimas Urbanas em Vídeo, com curadoria de Elia Torrecilla e Miguel Molina e apoio do Laboratório de Creaciones Intermedia da Universitat Politècnica de València. Os trabalhos apresentam registros de ações, intervenções e vídeo performances que coletam “ações mínimas” realizadas no espaço urbano. Com abertura dia 9 de outubro, a exposição traz vídeos de curta duração (máximo 2 minutos) de gestos performativos mínimos da vida cotidiana.desde 2014 com o intuito de fomentar a intersecção entre arte e tecnologia.


Abertura: 9 de outubro Visitação: 10 de outubro a 9 de novembro Local: Galeria do Goethe-Institut Porto Alegre (24 de Outubro, 112) Horários: Segunda a sexta: das 10h às 19h30 | Sábados: das 10h às 12h30 | Domingos e feriados: não há visitação


Mostra de performances sonoras e audiovisuais


Integrando a programação do Seminário Internacional Convergências, um programa paralelo de performances ligadas ao tema do experimentalismo sonoro e audiovisual também será realizado no Goethe-Institut. De 23 a 24 de outubro serão apresentados trabalhos em que as estratégias de geração e de manipulação de sons e imagem em tempo-real ganham relevo.


Data: 23 e 24 de outubro Horário: das 19h às 21h Local: Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre (24 de Outubro, 112) Entrada Franca


SERVIÇO


Seminário Internacional Convergências Pós-digital, perspectivas micropolíticas nas relações entre arte e tecnologia

Data: de 9 a 11 de outubro

Locais: Instituto de Artes da UFRGS (Atividades acadêmicas) e Goethe-Institut Porto Alegre (Exposição e performances)

Informações adicionais, inscrições e submissões de trabalhos em: www.tiny.cc/convergencias2019


Exposição: 1ª Edição do Festival Internacional de Performances Mínimas Urbanas em Vídeo

Abertura: 9 de outubro Visitação: 10 de outubro a 9 de novembro Local: Galeria do Goethe-Institut Porto Alegre (24 de Outubro, 112)

Horários: Segunda a sexta: das 10h às 19h30 | Sábados: das 10h às 12h30 | Domingos e feriados: não há visitação


Mostra de performances sonoras e audiovisuais

Data: 23 e 24 de outubro

Horário: das 19h às 21h

Local: Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre (24 de Outubro, 112)

Entrada Franca

28 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest