Poul Hoxbro se apresenta na Caixa Cultural

Flautista dinamarquês mostra relação entre flauta e história


A Série Solo Música apresenta na próxima terça (24), às 20h na CAIXA Cultural Curitiba, um recital que traz tons da antiguidade aos tempos modernos. O dinamarquês Poul Høxbro, atração da Série, é um virtuose no instrumento, especificamente na combinação entre “pipe e tabor” (flauta pastoril e tamboril), em que o músico executa ao mesmo tempo o instrumento de sopro e o de ritmo. Høxbro fez uma seleção de suas flautas para mostrar nesta apresentação única.


O músico sempre foi pessoa fascinada pelas flautas e sua relação com o tempo. Não somente o tempo das músicas, mas da História. Para ele, as flautas sempre encantaram a humanidade, com seus sons “assombrosos e envolventes” e desde 40 mil anos atrás, como comprovou a flauta construída com osso de abutre descoberta na caverna Geissenklösterle, no sul da Alemanha, considerado o mais antigo instrumento musical conhecido do mundo.


“A Mágica da Flauta”, recital que Høxbro mostrará nesta sua primeira estada no Brasil, traz sons antigos, música viking e composições medievais, músicas tradicionais escandinavas e espanholas, suítes renascentistas e barrocas, e peças do compositor norueguês Tor Brevik e do compositor dinamarquês Carl Nielsen. “Será um mergulho na cultura escandinava e, ao mesmo tempo, em parte na História da Flauta”, um recital realmente raro e de um artista surpreendente”, diz Alvaro Collaço, curador e produtor da Série Solo Música. Para ele não é comum na programação da cidade um recital solo de um flautista com o repertorio amplo e que usa com desenvoltura diversas flautas e mostra em um só recital a música de épocas da humanidade. “É de certa forma a característica da Série Solo Música, propiciar encontros assim”, lembra Collaço, que de forma constante tem promovido recitais de flautas, exatamente pela beleza e pelo fator histórico que o instrumento possui.


Serviço

Música: Série Solo Música – Poul Høxbro

Local: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro)

Data: 24 de setembro

Horário: terça-feira às 20h

Ingressos: vendas a partir de 21 de setembro. R$ 30 e R$ 15 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA).

Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

23 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale