Série Solo Música traz o argentino Martin Sued ao Caixa Cultural

Apresentação em Curitiba está marcada para o próximo dia 3



A Série Solo Música inicia na próxima terça-feira, dia 3 de setembro, às 20 horas, sua 11ª temporada na CAIXA Cultural Curitiba. Até o final do ano, sempre às terças-feiras, dez artistas continuarão a história da Série, que em Curitiba registrou até o momento a participação de 101 artistas, tendo sempre como características a diversidade e elevada qualidade das suas atrações. Este ano não será diferente. Mesmo concentrada, com os dez recitais sendo realizados em quatro meses, ela mantém sua excelência musical. A abertura será com o bandoneonista argentino Martín Sued, que executara composições próprias e clássicos do Tango.


“É uma honra termos esta edição, de um projeto que nasceu em Curitiba e para a Caixa Cultural. E sempre oferecer ao público propostas distintas, algumas as quais raramente seriam vistas na cidade”, diz o produtor e curador Alvaro Collaço. Na atual temporada, além de Martín Sued, as novidades ficam por conta dos recitais de Showan Tavakol (kamancheh, instrumento iraniano), Márcio Marinho (cavaquinho), do dinamarquês Poul Høxbro (flautas e tambor) e do curitibano Sérgio Albach (clarone). Há a inclusão, pela primeira vez na história a Série, de uma peça teatral: “Memórias da Rabeca”, de Alício Amaral, da Cia Mundu Rodá. Haverá também concertos especiais com Sérgio Santos, Badi Assad, Alessandra Leão e Fábio Zanon, que fará um recital em homenagem a Heitor Villa-Lobos.


Martín Sued é compositor, arranjador e bandoneonista, nascido em Buenos Aires. Como compositor, tem se dedicado à renovação do repertório do instrumento tradicional argentino, acrescentando novos elementos a gêneros tradicionais como o tango e a milonga. Ele tem desenvolvido parcerias com músicos de diferentes países e, especialmente, com músicos brasileiros nos últimos anos. Também faz performances solo, e desde 2014 realiza shows por diversos países da América do Sul e Europa apresentando composições próprias para bandoneon.


Desde 2007 lidera o Tatadios Cuarteto, com o qual lançou dois álbuns: “Crecida” (2009) e “Panal” (2013). Integra o Chiche Trio (junto a Sergio Verdinelli e Juan Pablo di Leone) e o duo Sued-Nikitoff, ambos projetos premiados pelo Fundo Nacional das Artes da Argentina. Recentemente lançou seu primeiro álbum de composições próprias para bandoneon solo: “Iralidad”.


Participou por anos da Orquesta Típica Fernandez Fierro, com quem rodou o mundo e gravou alguns discos. Integrou também a Surdomundo Imposible Orchestra, junto com Osvaldo Fattoruso, Caíto Marcondes, Arthur de Faria, Martín Buscaglia e Maurício Pereira. Em 2017 criou o duo Sued-Brebes. Colaborou em concertos e/ou gravações com artistas como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Yamandu Costa, Guillermo Klein, Miguel Zenon, Seamus Blake, Ben Monder, Diego Schissi, Liliana Herrero, Silvia Iriondo, Daniel Binelli, Mono Fontana, Osvaldo Fattoruso, entre muitos outros.


Serviço

Música: Série Solo Música – Martín Sued

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Data: 3 de setembro

Horário: terça-feira às 20h

Ingressos: R$ 30 e R$ 15

22 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest