Iapar promove curso de viticultura na região Oeste do Paraná

No curso, Carvalho vai trazer um panorama da fruticultura no Estado, com destaque para a videira

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) promove nesta terça (13) o curso sobre vitivinicultura, no Polo Regional de Pesquisa de Santa Tereza do Oeste, a 25 quilômetros de Cascavel. O evento vai abranger questões teóricas e práticas vinculadas a novas tecnologias na cultura da videira.


De acordo com a pesquisadora Alessandra Detoni, a proposta do curso é difundir tecnologias que sejam úteis para produtores rurais de uva. “Vamos explicar como deve ser feita desde a implantação do pomar até a colheita dos frutos”, explica.


A pesquisadora acrescenta que o Governo do Paraná criou um plano estratégico para fortalecimento e ampliação da cadeia da vitivinicultura paranaense. Dentre os três grupos de trabalho encarregados do plano, um deles é de pesquisa e assistência técnica, do qual o Iapar e a Emater fazem parte.


Os objetivos são criar uma rede estadual de pesquisa em viticultura; promover a capacitação de técnicos e produtores; e colaborar na organização dos produtores em cooperativas e associações para possibilitar formas mais vantajosas de comercialização das mercadorias e compra de insumos. “Esse curso já faz parte das ações do plano por meio da difusão e transferência de tecnologia”, salienta Alessandra.


Além dela, fazem parte do grupo pelo Iapar o pesquisador Sérgio Carvalho, um dos precursores das pesquisas sobre fruticultura, como a uva, no Paraná. Além de uma carreira internacional nos estudos das frutas, o pesquisador contribuiu para que o Estado se tornasse um grande produtor de culturas como citros, uva e banana ao realizar o zoneamento agrícola.


No curso, Carvalho vai trazer um panorama da fruticultura no Estado, com destaque para a videira. Na programação também estão palestras com Alessandra Detoni, com o agrônomo da Emater Célio Potrich e a técnica em alimentos Andressa Marca.


O curso é promovido pelo Iapar em parceria com Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Santa Tereza do Oeste, Biolabore e Fapeagro.


Serviço Curso sobre Viticultura Data: 13 de Agosto (terça-feira) Horário: das 8h00 às 17h00 Inscrições e informações: Prefeitura Municipal de Santa Tereza do Oeste (Secretaria de Agricultura / (45) 3231-1122) Local: Estação Experimental do Iapar em Santa Tereza do Oeste (BR 163 - Km 188)

19 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest