banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Capela da Glória revive história de personalidades de Curitiba

Greca participou do cortejo com personagens históricos



Personagens que ajudaram a escrever a história de Curitiba entre a segunda metade do século 19 e o começo do século 20 atravessaram o tempo e a atual avenida João Gualberto, na altura do Palacete dos Leões, para assistir ao concerto oficial de abertura da Semana Cultural na Capela da Glória, no fim da manhã deste sábado (10/8). O evento, que vai até quinta-feira (15/8), marcou o primeiro aniversário da restauração do espaço pelo programa Rosto da Cidade.


Vestindo roupas da chamada Belle Époque, o grupo de atores amadores denominado Universitários da Capela foi saudado pelo prefeito Rafael Greca.


Entre os personagens por eles interpretados estavam membros da família do desembargador Agostinho Leão e Maria Bárbara Leão, antigos moradores do Palacete. Esta era irmã do Barão do Serro Azul, representado por sua viúva, Nhá Coca, e a filha Efigênia. Também entre os personagens estavam Dom Alberto Gonçalves, primeiro pároco da Capela da Glória, Dom José Camargo de Barros, primeiro bispo de Curitiba, e o ex-prefeito Cândido de Abreu. O grupo foi dirigido por Khae Lhucas.


Celebração com música e história

“Um ano depois do restauro desta Capela, podemos reencontrar nossa história pelas mãos de personagens que fazem parte dela e que representam o rosto bonito da Bela Época" ”, disse Greca


"É uma emoção muito grande também poder ouvir boa música e aprender com as palestras sobre nossa história contada pelo patrimônio histórico", completou o prefeito. Ele também recebeu e colocou, na lapela do paletó,a camélia vermelha recebida de uma das atrizes, que colheu a flor do jardim do Palacete dos Leões.


Ornamentada com arranjos de rosas amarelas com folhas de erva-mate sob cada uma das suas cinco imagens religiosas, a Capela foi palco do concerto inaugural da série Ingrid Müller Seraphim.


Fundadora da Camerata Antiqua de Curitiba, a cravista recebeu das mãos do Prefeito uma homenagem da Comissão de Música Antiga da Capela antes do início do concerto. No programa, peças de Leopold Hofmann, Carlo Tessarini, Jean-Baptiste Bréval e Franz Joseph Haydn executadas pelo violinista Matheus Prust e pela violoncelista Alzira Schmitt-Hübner.

Participaram do evento a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e a procuradora-geral do município, Vanessa Palacios.

4 de dezembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest