banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Instituto de Cinema lança Curso de Especialização em Exibição e Distribuição Cinematográfica

Curso é ministrado por profissionais de peso do mercado e se volta ao futuro dos formatos de distribuição na indústria do cinema



Começa em 6 de agosto, no Instituto de Cinema, o primeiro curso de Especialização em Exibição e Distribuição Cinematográfica. Ministrado por executivos de renome no mercado, o curso objetiva a qualificação de profissionais que desejam atuar neste segmento, reciclar práticas e conceitos dos que já atuam e, especialmente, discutir o futuro da exibição e distribuição no Brasil, como as novas tecnologias, a concorrência e as tendências do mercado. Os interessados ainda podem fazer sua inscrição no site do InC: https://www.institutodecinema.com.br/matricula. Profissionais e grupos de empresas têm descontos especiais.


"Recentemente reestruturei a área de programação de um exibidor, reciclando o time. Juntamente com as áreas de Operação, Marketing e A&B, criamos workshops, trouxemos distribuidores e integramos a exibição com a distribuição. Percebemos que mesmos os mais experientes ainda tinham dúvidas estruturais do negócio. A experiência foi tão enriquecedora que criamos este curso de especialização", comenta Ana Paula Caldas, idealizadora do curso.


O curso é dividido em módulos temáticos. O primeiro traz um Panorama Geral do Mercado Cinematográfico e será ministrado por Roberto Lima, ex-diretor da ANCINE e atualmente CEO da Pyxis Produções Artísticas. Lima fala sobre aspectos regulatórios, econômicos gerais e de modelos de negócio de exibição/distribuição, políticas públicas, formação de público e outros assuntos relevantes.


Inteligência de Mercado é o tema do segundo módulo, com Steven Phil, chefe do Núcleo de Cinema de Impacto da ANCINE e diretor executivo do Instituto de Cinema, e Melanie Schroot, General Manager da Comscore Movies no Brasil. O papel da Comscore no Brasil, tendências em Business Intelligence e Big Data, perfil dos consumidores de cinema e análise da concorrência estão entre os assuntos tradados por eles.


David Turkie, ex-Diretor de Vendas da FOX/Warner, apresenta o terceiro módulo. Aquecendo as Bilheterias: Os Desafios da Área de Vendas trata desde a Produção e Coprodução, Orçamento, Planejamento de vendas, Festivais, até as características de cada tipo de lançamento e seus desafios (Nicho x Blockbuster) e Maximização dos resultados. "Eu não me lembro de ter visto isto antes, principalmente com foco no mercado", diz.


Em Marketing, Promoção e Ativação de Filmes, no mesmo bloco, Roberta Fraissat, Diretora de Marketing da área de cinema da Disney Brasil, expões as etapas de lançamento de um filme, como Orçamento e Estratégias de Lançamento, marketing, mídia e assessoria de imprensa e como as grandes empresas estão se posicionando neste sentido, além de outras questões relevantes do processo.


Idealizadora do curso, Ana Paula Caldas abre o módulo 4, que traz 5 temas. Ana analisa a Previsão de renda e orçamento anual, as premissas para uma programação eficiente (calendários, circuito, trailers e material promocional, salas) e finaliza trazendo os novos conteúdos para o cinema. "O objetivo é qualificar o mercado produtor para que identifique o circuito para cada conteúdo, dar base para negociação de film rental, mídia, patrocínio e cross marketing", completa.


Suzana Lobo, Diretora de Operações do Grupo Quanta, Leticia Santinon, gerente do Circuito Spcine, rede de salas públicas da Prefeitura de São Paulo, David Trejo, presidente da Chilefilms e da Cinecolor, e Sherlon Adley, Diretor Comercial do grupo de cinemas Cinesystem, completam o time de docentes, em aulas sobre VPF, a Quanta e Tendências, salas de cinema e políticas públicas, distribuição de conteúdos via satélite e marketing, operação, A&B Por Trás Das Telas, respectivamente.


Uma master class com Paulo Pereira, atual diretor comercial do grupo Cinépolis, fecha o curso falando sobre como temas relacionados a Data Science e Inteligência Artificial podem impactar o mercado de entretenimento e como tem sido o grande motor propulsor das plataformas de Streaming. "Vejo que este curso pode ajudar os profissionais do Cinema a terem uma visão um pouco mais ampla do que está por vir, do que tem acontecido em outros mercados. Passaremos por uma grande transformação no Mercado nos próximos dois anos e precisamos ter uma visão disruptiva para mudar a maneira como vemos as coisas", afirma.


O mercado vem recebendo diversos profissionais vindos de outras áreas, como do mercado financeiro, do varejo e dos próprios cinemas - uma vez que é muito comum funcionários da operação migrarem para os escritórios. Faltava um curso mais abrangente e que entrasse no detalhe de cada área. Pra gente é uma honra contar com esses nomes da exibição e distribuição cinematográfica no Instituto de Cinema", finaliza Steven Phil, criador e gestor do Instituto de Cinema, uma das mais maiores escolas de cinema e audiovisual do país que oferece mais de 130 cursos aplicados por 100 especialistas do mercado.


Esta é a primeira edição do curso de Especialização em Exibição e Distribuição Cinematográfica e acontece entre 6 de agosto e 31 de outubro. "O objetivo é fazermos dois cursos por ano, além e formações mais intensivas e compactas para levarmos para outras regiões do Brasil", afirma Ana Paula.

24 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest