ThinkinG mostra a tecnologia na gestão pública

Evento do Governo do Paraná reúne de cinco países



Especialistas em governança digital e inovação de cinco países se reuniram nesta quinta-feira (27), em Foz do Iguaçu, para o ThinkinG, fórum internacional organizado pelo Governo do Estado e pela Celepar para conhecer experiências bem-sucedidas de gestão pública e discutir estratégias para tornar o setor público ainda mais eficiente. O encontro, que prossegue nesta sexta-feira (28) tem palestrantes de Israel, Estônia, Inglaterra, Canadá e Índia.


O objetivo é entender casos concretos e de sucesso que podem ser replicados no Estado para tornar serviços e soluções mais eficientes. “O Estado precisa ter humildade para conhecer estratégias de sucesso adotadas ao redor do mundo, como a Estônia, um dos países mais inovadores do planeta, Indiana, nos Estados Unidos, que revolucionou a sua economia com o incremento de soluções digitais”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior, na abertura do ThinkinG.


“Inovar é pegar o que já existe e melhorar. Não só em tecnologia, mas em outras áreas, como o planejamento das cidades”, afirmou Ratinho Junior. “Podemos fazer com que o Estado saia do lápis. Ainda temos algumas repartições públicas presas na década de 80. Temos que melhorar a prestação de serviços para a população”.


Ratinho Junior explicou que a ideia de um encontro internacional sobre práticas de referência internacional e uso de inteligência e de inovação na gestão pública surgiu durante sua viagem ao Vale do Silício, na Califórnia, em fevereiro. "Conseguimos reunir aqui em Foz do Iguaçu as maiores personalidades em inovação na área pública, especialistas de países que são referências nessa área. Alguns estão muito à frente e precisamos aprender.


Logo na abertura, o governador, junto com o presidente da Celepar, Allan Costa, lançou o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), primeiro programa de inteligência artificial do Brasil focado na prestação de serviços à população. A plataforma e o aplicativo reúnem mais de 380 serviços do Governo em um só lugar e funcionam como canais de diálogo com o cidadão para atender suas demandas e reclamações.


Segundo Allan Costa, presidente da Celepar, o ThinkinG representa uma oportunidade de ampliar as referências na área de inovação. “Para fazer o Estado mais inovador do País temos que buscar o que tem sido feito no mundo em termos de entregar serviços eficientes para a população. Essa é a lacuna que o ThinkinG busca preencher. Esses especialistas participaram dos projetos mais interessantes do mundo e vieram compartilhar as suas ideias”, ressaltou.

25 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest