banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Junho Verde conscientiza sobre câncer de rim

Entre os fatores de risco estão o tabagismo, a obesidade e o excesso de dieta com gordura.

O câncer no rim é considerado o oitavo tipo de tumor na lista dos mais frequentes e atinge principalmente homens, com uma idade média de 64 anos. Estima-se que, nos Estados Unidos, 73 mil pessoas terão o diagnóstico da doença em 2019. A boa notícia é que ele costuma acometer apenas um dos rins, e é possível viver normalmente apenas com um dos órgãos, em uma eventual remoção.


Segundo o urologista do Hospital São Vicente, Dr. André Matos de Oliveira, entre os fatores de risco estão o tabagismo, a obesidade e o excesso de dieta com gordura. “Na fase inicial, ele geralmente é assintomático, podendo ser diagnosticado por exames de imagem rotineiros. Em apenas 10% dos casos ocorre dor na região lombar e sangramento urinário. Em poucas situações é possível palpar o tumor durante o exame médico”, explica.


Com relação ao tratamento, quando é um tumor pequeno, com tamanho menor do que 4 centímetros, é possível fazer a remoção apenas da área afetada, inclusive com cirurgias minimamente invasivas como a laparoscopia. “Já em tumores maiores que 7 centímetros ou em localização desfavorável, é preferível remover o rim. Estimativas mostram que após cinco anos da realização da cirurgia, ¾ dos pacientes estão vivos. Apenas em casos avançados e de metástase é que o controle é feito de forma medicamentosa”, finaliza o cirurgião.


Sobre o Hospital São Vicente-Funef


Fundado em 1939, o Hospital São Vicente tem ampla atuação no transplante de fígado e rim, e nas áreas de Oncologia e Cirurgia. De alta complexidade, atende diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, sempre com foco na qualidade e no tratamento humanizado. Desde 2002, a instituição é gerida pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro (FUNEF).


Sua estrutura conta com Pronto Atendimento, Centro Médico, Centro Cirúrgico, Exames, UTI, Unidades de Internação e Centro de Especialidades. O programa de Residência Médica credenciado pelo MEC nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.


Mais informações: www.saovicentecuritiba.com.br


Acompanhe nossa página no Facebook: clique aqui


Hospital São Vicente – Funef

Rua Vicente Machado, 401 – Centro – Curitiba/PR

(41) 3111-3000

27 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest