Samu simula acidente e mobiliza 400 pessoas no Parque Barigui
- jornale

- 15 de jun. de 2019
- 1 min de leitura
Simulação foi de um acidente de trânsito com dezenas de vítimas

A simulação de um acidente de trânsito com dezenas de “vítimas” marcou o encerramento do tradicional curso de atendimento pré-hospitalar do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O exercício mobilizou 400 pessoas em frente ao Salão de Atos do Parque Barigui na manhã deste sábado (15/6).
Realizada em parceria com o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), a ação simulou um acidente entre um ônibus e dois veículos de passeio que teria feito 45 vítimas – na verdade, estudantes das Faculdades Pequeno Príncipe maquiados pela equipe do Departamento de Urgência e Emergência (DUE) da Secretaria Municipal da Saúde.
"A gente consegue imaginar o que as vítimas sentem e a dificuldade dos socorristas", disse Bruna Bobato, 21 anos, aluna do 3° ano de Medicina.Bruna fingia dores fortes na cabeça e na barriga durante a simulação. "Foi bem legal participar."
Segundo os especialistas, o exercício é uma necessidade. "Acidentes assim não acontecem sempre, mas precisamos estar preparados, daí a importância do treinamento", justifica o diretor do DUE, Pedro Almeida.
O treinamento possibilita a integração entre os vários agentes envolvidos no atendimento a ocorrências parecidas, explicou o coordenador do núcleo de educação permanente do DUE, Gerson Martins Albuquerque.







Comentários