Ipem verifica taxímetros de veículos em Curitiba

Até esta sexta-feira (14) foram verificados 1.128 veículos



O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) faz a verificação periódica dos taxímetros instalados nos veículos utilizados para o transporte de passageiros em Curitiba. O trabalho iniciou em 13 de maio o encerramento está previsto para 31 de julho. Até esta sexta-feira (14) foram verificados 1.128 veículos, dos 2.949 táxis cadastrados junto à Companhia de Urbanização Curitiba (Urbs).


O presidente do Ipem-PR, Rubico Camargo, explica que o objetivo da verificação é constatar se o preço registrado no taxímetro corresponde ao trajeto percorrido pelo veículo, com base na distância e no tempo do percurso. De acordo com ele, a ação é importante tanto para o consumidor quanto para o taxista.


“No caso do passageiro, a verificação garante a veracidade do valor que está sendo cobrado. Para o taxista, elimina a concorrência desleal e o uso da tabela com o reajuste de preço, demonstrando confiança para o profissional no momento de realizar a cobrança do consumidor”, destaca Camargo.


A verificação periódica dos taxímetros é obrigatória. O agendamento pode ser feito no site do Ipem-PR (clique aqui).


Os proprietários podem escolher uma data dentro do período estipulado. Os veículos que não tiverem os taxímetros verificados estão sujeitos a autuação.


Segundo o Ipem-PR, em 2017 foram verificados 2.992 taxímetros. No ano seguinte foram 2.891. De acordo com o gerente de Verificação Metrológica, José Roberto Barcellos, essa redução ocorreu em função do Decreto nº 100/2018, da Prefeitura de Curitiba, que estabelece alterações no Regulamento dos Serviços de Transporte Individual de Passageiros - Táxi, ampliando o tempo de paralisação dos serviços de táxi pelo prazo máximo de 24 meses.

Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

23 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale