CUT afirma que 60 mil pessoas aderiram à greve geral no Paraná

Manifestações pararam bancos, metalúrgicos e os ônibus pela manhã



Cerca 60 mil pessoas de todo o estado do Paraná aderiram à greve geral nesta sexta-feira (14), segundo a CUT (Central Única dos Trabalhadores). Só em Curitiba e região metropolitana, seriam 20 mil trabalhadores.


O grupo estima ainda que 10 mil manifestantes participaram de uma caminhada no final da manhã entre o centro cívico e o centro da capital. A Polícia Militar ainda não informou estimativas de público.


Segundo a presidente da CUT-PR, Regina Cruz, a manifestação teve como foco principalmente o combate à reforma da previdência e os cortes na educação e por mais empregos.


"O relatório da reforma está muito ruim, o que mais combatemos é o fato de termos que trabalhar por 40 anos ininterruptamente, nenhum trabalhador consegue isso", afirma. "Deve haver uma reforma para todos, então", complementou.


Ela rebateu os argumentos do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), que, pela manhã, criticou o movimento nas redes sociais, afirmando que os sindicatos visavam atrapalhar o funcionamento da cidade de forma "criminosa".


Apesar de não terem aderido à greve, motoristas e cobradores foram impedidos de trabalhar porque, segundo a prefeitura, as garagens foram trancadas por manifestantes. Às 14h, o serviço já havia sido normalizado.


Regina confirmou que a central esteve em algumas garagens de ônibus no período da manhã, mas para esclarecer aos trabalhadores pontos que motivaram a greve que, segundo ela, "não foram bem explicados pelo sindicato da categoria". "Nós fomos fazer um diálogo, não teve atrito, e conseguimos parar 40% dos ônibus", afirmou.


Para o presidente do CEDS/PR e delegado sindical em Curitiba/PR, Alcione Policarpo, outro ponto da reforma da previdência a ser combatido é a desconstitucionalização dos direitos. "Sempre tem chance de negociação, por isso estamos na rua, para defender os nossos direitos", declarou.


A categoria de analistas da receita federal abrange 700 trabalhadores em Curitiba e cerca de 12 mil no Brasil e, segundo ele, houve adesão da maioria à greve geral.

Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

28 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale