Assembleia debate regulamentação da cannabis medicinal

Audiência foi proposta pelo deputado Goura



Apresentar as possibilidades terapêuticas e combater o preconceito sobre o uso medicinal dos remédios à base de Cannabis. Esta foi a razão da audiência pública proposta pelo deputado Goura (PDT) no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na manhã desta quarta-feira (29). O evento reuniu especialistas das áreas médica, jurídica e de segurança pública, além de pais e mães que relataram o uso da substância por seus filhos.


“A cannabis medicinal ajuda a amenizar sintomas de doenças de difícil controle, muitas delas para as quais a medicina não encontra cura”, afirmou a médica funcional e diretora científica da Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal (AME+ME), Paula Dall Stella. De acordo com ela, a substância auxilia no tratamento do autismo, câncer, depressão, ansiedade, insônia, Parkinson e Alzeihmer, além de epilepsia, convulsões e glaucoma, entre muitos outros males.


Para Goura, o envolvimento da sociedade e do Poder Público no debate combate o estigma sobre o uso do medicamento. “É importante que o tema ganhe visibilidade, não estamos falando do uso recreativo e sim medicinal, a partir do ponto de vista da ciência, sobre um medicamento que já é regulamentado pelo Ministério da Saúde. Desde 2015 a ANVISA regulamenta a importação de medicamentos à base do CBD e do THC, princípios ativos da Cannabis”, explicou o parlamentar.


“Estamos discutindo na Assembleia Legislativa uma minuta de projeto de lei, que seja alinhado à Secretaria de Estado de Saúde, para facilitar o acesso pelo SUS aos medicamentos com base nos canabinóides às pessoas que têm prescrição médica para a utilização”, destacou Goura. Os deputados Delegado Recalcatti (PSD), Doutro Batista (PMN), Requião Filho (MDB), Arilson Chiorato (PT) e Evandro Araújo (PSC) participaram da audiência pública.

20 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest