banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Curitiba recebe lançamento do Programa Lixão Zero

Ministro do Meio Ambiente evita cerimônia na rua em função dos protestos



O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, escolheu a cidade para o lançamento nacional do programa Lixão Zero, do governo federal. O lançamento foi nesta terça-feira (30/4), no Palácio Iguaçu, com a presença do ministro, do governador Ratinho Júnior e do prefeito Rafael Greca.

O programa Lixão Zero pretende aplicar no Brasil algumas das iniciativas já desenvolvidas em Curitiba no tratamento do lixo urbano.

“A capital paranaense foi uma inspiração para essa agenda, pelo pioneirismo e avanços que já obteve. Claro que devemos respeitar as características regionais do país, mas aqui temos bons exemplos”, declarou o ministro.

O Lixão Zero busca atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O objetivo é eliminar os lixões existentes e apoiar os municípios na adoção de soluções mais adequadas para a destinação final dos resíduos sólidos, como os aterros sanitários.

Na cerimônia também foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ministério do Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), para a elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares).

O ministro cancelou a participação do lançamento do programa na Boca Maldita. O motivo seria o grande número de manifestantes que tomou conta do calçadão da XV de Novembro para protestarem contra a política ambiental adotada por ele no atual governo. Com apitos e cartazes com as inscrições "Não ao retrocesso ambiental", "Salles, Brazil is not for Sale", ativistas ambientais estavam a espera do ministro desde bem cedo.

Ativistas teriam marcado um protesto para o evento. Na semana passada, o ministro mandou cortar em 24% o orçamento anual previsto para o Ibama, órgão que está vinculado à pasta. Com isso, manifestantes teriam aproveitado o evento público, na rua, para protestar.

23 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest