Mercado Municipal terá Banco de Alimentos para pessoas carentes

Serão doadas 15 toneladas der alimentos por mês



Curitiba será a primeira cidade do Brasil a ter um Banco de Alimentos dentro do Mercado Municipal. O projeto de coleta de produtos não vendidos pelos comerciantes do mercado foi apresentado ao prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, nesta sexta-feira (26/4), durante um dia de visitas a estabelecimentos de segurança alimentar do município.

“O primeiro Mercado Municipal do país a ter um setor de orgânicos também será pioneiro nacionalmente ao fortalecer a segurança alimentar de segmentos mais carentes, com a doação de frutas e verduras que não servem mais para o comércio, mas que permanecem adequados ao consumo”, destacou Pimentel, ao parabenizar a iniciativa da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme), que será responsável pela implantação do local, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) e outras entidades.

O Banco de Alimentos irá ocupar um imóvel de 120 metros quadrados, na Rua da Paz, dentro do complexo do Mercado Municipal. No espaço, haverá uma área separação e higienização dos alimentos recolhidos, um setor climatizado para acondicionamento das frutas e verduras que serão distribuídas a entidades cadastradas e também um local para descarte dos resíduos que, realmente, são lixo e não poderão ser consumidos.

A previsão do presidente da Ascesme, Mario Shiguemitu Yamasaki, é que o Banco de Alimentos do Mercado Municipal comece a funcionar no segundo semestre de 2019. “Nossa intenção é que os produtos que ainda são próprios para consumo não sejam destinados ao lixo”, reforçou ele.

Mensalmente, deverão ser doadas 15 toneladas de alimentos a 150 entidades sociais, beneficiando cerca de 15 mil pessoas carentes.

Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

22 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale