Mostra Paranaense de Dança abre inscrições para Curitiba
- jornale

- 8 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Bailarinos, companhias, grupos e escolas podem se inscrever

A Mostra Paranaense de Dança já ultrapassou fronteiras regionais e até nacionais com inscrições vindas de São Paulo e Santa Catarina e a participação de bailarinos internacionais em seus espetáculos de abertura. Esta semana, a 12ª edição do evento dá a sua largada abrindo oportunidade para bailarinos, companhias, grupos e escolas de Curitiba e Região revelarem os seus talentos. A Seletiva Curitiba será no Guairinha no período de 2 a 5 de maio, e as inscrições ficam abertas entre 6 e 12 de abril e devem ser feitas pelo site oficial.
Um dos eventos mais expressivos do gênero no Brasil, a Mostra Paranaense de Dança, realizada pela ABABTG, promove apresentações artísticas de companhias profissionais convidadas, revela o talento de artistas e grupos amadores, promove a interação entre profissionais e estudantes da dança, oferta iniciativas de formação e traz para o Brasil artistas internacionais para apresentações inéditas. A perspectiva é de que, em 2019, a ação mobilize cerca de 15 mil pessoas.
Este ano, o projeto acontece em cinco cidades: Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão, Cascavel e Maringá. Interessados, porém, devem se atentar para o período único de inscrições de cada cidade. Aqueles que desejam participar da etapa de Curitiba, podem se inscrever já a partir deste sábado (6) até o dia 12 pelo site mostraprdedanca.com.br.
A grande abertura do dia 1º de maio acontece no Guairinha com a apresentação de solistas premiados no Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Sttutgart, evento que acontece anualmente na Alemanha. O espetáculo contará com bailarinos da Lituânia, Burkina Faso, Itália e França. E a tradicional e tão aguardada Mostra Final ainda acontece, como de costume, no palco do Guairão, entre os dias 21 e 23 de junho.
A Mostra já passou por 12 cidades diferentes em suas 11 edições em um sucesso crescente. De 2015 para cá, houve um aumento de 48% no número de participantes: o evento contou com 1.540 inscritos em 2015 passando para 2.276 em 2018. Também houve um aumento de 55% no número de cidades participantes: em 2015, artistas de 40 cidades diferentes marcaram presença no festival. Em 2018, este número subiu para 62.







Comentários