Projeto arquitetônico explora uso de tecnologia

Esqueça aquela concepção de um ambiente silencioso e focado nos livros. A biblioteca do século 21 explora diferentes linguagens e ambientes multifuncionais para atender a demanda dos alunos. O centenário Colégio Marista Paranaense, por exemplo, construiu uma nova biblioteca em sua sede, focando em ambientes multifuncionais, acervos digitais e, principalmente, no protagonismo e colaboração dos estudantes.
De acordo com Caroline Serqueira, gerente de Tecnologia da Rede Marista de Colégios, o objetivo do espaço é aperfeiçoar o acompanhamento e o desenvolvimento do estudante moderno, que não aprende mais somente com os livros, mas de muitas outras formas. “A biblioteca há muito deixou de ser aquele espaço de silêncio extremo. Atualmente o conhecimento deve ser partilhado, discutido, colaborativo e a biblioteca tem que propiciar essas experiências”, acredita.
Inaugurado em 1º de abril, o novo espaço está à disposição dos alunos do Colégio Marista Paranaense desde o início do ano letivo em 2019. Com salas inovadoras, o foco está na aprendizagem e nos diferentes processos utilizados por crianças de todas as idades.