Greca anuncia 23 novos Faróis do Saber para 2019

Prefeitura pretende ampliar rede de bibliotecas da cidade



Curitiba ganhará mais 23 Faróis do Saber e Inovação nos bairros, anexos às escolas municipais, em 2019. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (13/12) pelo prefeito Rafael Greca, durante a abertura da Exposição de Trabalhos e projetos desenvolvidos nos nove primeiros Faróis do Saber que foram transformados em espaços maker. A exposição segue até o fim da tarde desta quinta-feira (13/12), no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. A entrada é aberta ao público.

Estão em exposição dezenas de projetos, experiências, protótipos, e objetos criativos que foram criados usando a impressora 3D, que fica nos espaços makers criados nos mezaninos dos Faróis do Saber. Os trabalhos foram feitos durante as oficinas promovidas no contraturno escolar.

Desde a inauguração do primeiro Farol do Saber e Inovação, em março de 2017, mais de 9.500 estudantes já participaram de atividades inovadoras, além de 550 professores e mais de 600 moradores.

“Temos a obrigação de criar o futuro. Não podemos existir só para o nosso tempo. Ao percorrer o itinerário dos Faróis vemos que acertamos”, disse o prefeito Rafael Greca.

O prefeito percorreu os estandes, conversou com professores responsáveis pelas oficinas de aprendizagem criativa nos Faróis, observou a produção dos curitibinhas e destacou a vocação de Curitiba em provocar inovação.

“A inovação está no DNA de Curitiba. A primeira universidade do Brasil nasceu aqui, em 1912, o primeiro Instituído de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) do País, foi criado aqui, em 1965, os Faróis do Saber nasceram em 1993 e os Faróis do Saber e Inovação em 2017. Agora, abriremos o nosso primeiro fab lab público, que funcionará na Rua da Cidadania do Cajuru”, anunciou Greca.

Sobre a qualidade dos projetos desenvolvidos, o prefeito destacou como as produções superaram as expectativas da equipe que, junto com ele, elaborou o projeto. Esta transformação estava prevista no plano de governo da gestão. Os Faróis do Saber foram criados na primeira gestão de Greca como prefeito e agora passaram a oferecer novas possibilidades.

“A biblioteca que se renova. É muito importante olhar o futuro. O mundo está deixando de ser agrícola, está ficando totalmente urbano, as profissões estão se reinventando e temos que dar aos nossos curitibinhas, que estão nas escolas e os que ainda vão nascer, novas oportunidades de formação”, disse o prefeito.

22 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest