Greca anuncia 23 novos Faróis do Saber para 2019

Prefeitura pretende ampliar rede de bibliotecas da cidade


Greca anuncia 23 novos Faróis do Saber para 2019

Curitiba ganhará mais 23 Faróis do Saber e Inovação nos bairros, anexos às escolas municipais, em 2019. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (13/12) pelo prefeito Rafael Greca, durante a abertura da Exposição de Trabalhos e projetos desenvolvidos nos nove primeiros Faróis do Saber que foram transformados em espaços maker. A exposição segue até o fim da tarde desta quinta-feira (13/12), no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. A entrada é aberta ao público.

Estão em exposição dezenas de projetos, experiências, protótipos, e objetos criativos que foram criados usando a impressora 3D, que fica nos espaços makers criados nos mezaninos dos Faróis do Saber. Os trabalhos foram feitos durante as oficinas promovidas no contraturno escolar.

Desde a inauguração do primeiro Farol do Saber e Inovação, em março de 2017, mais de 9.500 estudantes já participaram de atividades inovadoras, além de 550 professores e mais de 600 moradores.

“Temos a obrigação de criar o futuro. Não podemos existir só para o nosso tempo. Ao percorrer o itinerário dos Faróis vemos que acertamos”, disse o prefeito Rafael Greca.

O prefeito percorreu os estandes, conversou com professores responsáveis pelas oficinas de aprendizagem criativa nos Faróis, observou a produção dos curitibinhas e destacou a vocação de Curitiba em provocar inovação.

“A inovação está no DNA de Curitiba. A primeira universidade do Brasil nasceu aqui, em 1912, o primeiro Instituído de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) do País, foi criado aqui, em 1965, os Faróis do Saber nasceram em 1993 e os Faróis do Saber e Inovação em 2017. Agora, abriremos o nosso primeiro fab lab público, que funcionará na Rua da Cidadania do Cajuru”, anunciou Greca.

Sobre a qualidade dos projetos desenvolvidos, o prefeito destacou como as produções superaram as expectativas da equipe que, junto com ele, elaborou o projeto. Esta transformação estava prevista no plano de governo da gestão. Os Faróis do Saber foram criados na primeira gestão de Greca como prefeito e agora passaram a oferecer novas possibilidades.

“A biblioteca que se renova. É muito importante olhar o futuro. O mundo está deixando de ser agrícola, está ficando totalmente urbano, as profissões estão se reinventando e temos que dar aos nossos curitibinhas, que estão nas escolas e os que ainda vão nascer, novas oportunidades de formação”, disse o prefeito.

Últimas Notícias