Curitiba tem índice zero de infestação do Aedes aegypti

Equipes vistoriaram 22,6 mil imóveis na cidade



No segundo ano em que a Prefeitura investe nas ações do Programa Curitiba Sem Mosquito, a cidade segue com o índice de 0% de infestação por dengue. Esse foi o resultado obtido no segundo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

No último levantamento, realizado em novembro, foram vistoriados 22,6 mil imóveis na cidade, entre residências, estabelecimentos comerciais, terrenos baldios e equipamentos públicos. Foram quatro ações do gênero neste ano e em todas o índice de infestação foi de 0%.

O LIRAa é uma ferramenta recomendada pelo Ministério da Saúde e apresenta a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes regiões do município. Com os resultados, a Prefeitura consegue direcionar ações de combate ao mosquito.

É muito importante a colaboração da população em receber os Agentes de Combate a Endemias que fazem as visitas aos imóveis. “Os agentes trabalham uniformizados e identificados por crachá, garantindo a segurança de quem os recebe”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes, Tatiana Faraco. Neste último levantamento, 1.976 pessoas não autorizaram a entrada.

O LIRAa é uma das ações do Programa Municipal de Controle do Aedes – Curitiba Sem Mosquito. Entre eles, estão as vistorias de casa em casa, a coleta de entulhos do programa Curitiba Sem Mosquito e ações pedagógicas de conscientização de combate ao Aedes.

“Todo esse trabalho é importante, mas é fundamental que a população, semanalmente, faça a vistoria em suas residências de locais que possam acumular água parada”, destaca Tatiana.

25 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest