Odontologia Digital, o futuro é agora!
- 26 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Os cirurgiões-dentistas Dr. Cristian Higashi e Stephanie Alves, da Clínica Conceito Ki by Hirata e Higashi, especializada em estética dental em Curitiba, esclarecem sobre o tema

O homem sempre quis visualizar o futuro. Muito se imaginou em máquinas e modernidades, mas nunca o futuro esteve tão presente como em algumas profissões. A Medicina e a Odontologia, por exemplo, são áreas que diariamente ganham upgrades que só beneficiam.
Na Odontologia, a cada dia surgem novas soluções e tecnologias para facilitar a vida de dentistas, pacientes e outros profissionais da área. Vivemos em uma era digital, e nada mais natural que aproveitar isso para simplificar a rotina de trabalho e alcançar melhores resultados. Com isso surge a Odontologia Digital, que é a modernização dos tratamentos odontológicos com a finalidade de torná-los mais simples, precisos, rápidos e confortáveis aos pacientes.
Para explicar mais sobre o assunto, os cirurgiões-dentistas Dr. Cristian Higashi e Stephanie Alves, da Clínica Conceito Ki by Hirata e Higashi, especializada em estética dental em Curitiba, esclarecem sobre o tema.
Para que serve a Odontologia Digital?
Os aparelhos mais recentes possuem a finalidade de transferir as estruturas reais da boca para dentro de um computador através de um escaneamento intra-oral e através dessas imagens pode-se realizar um planejamento virtual do sorriso, impressão de modelos bucais em 3D, confecção de peças protéticas precisas, check-up digital da saúde oral, guias para cirurgias e aparelhos ortodônticos.
Quais as vantagens da tecnologia na Odontologia?
A maior vantagem da tecnologia na Odontologia é a possibilidade de avaliar os pacientes com mais precisão quando comparada à forma analógica de tratamento, além disso, permite ter uma maior previsibilidade de resultados nos tratamentos estéticos e funcionais, e possibilita ainda uma avaliação de risco frente aos problemas que podem acometer a saúde bucal do paciente ao longo dos anos.
Qual a importância desta tecnologia?
Atualmente a Odontologia conta com aparelhos que permitem fazer um escaneamento intra-oral, fotografias em alta qualidade, vídeos em alta definição, tomografias computadorizadas e diante destas informações é possível realizar um planejamento multidisciplinar que visa reabilitar o paciente com maior precisão, agilidade e previsibilidade nos tratamentos.
Os resultados são mesmo melhores do que os anteriores sem essa tecnologia?
Pode-se dizer que os resultados são mais previsíveis, precisos e podem ser realizados em menor tempo e com mais conforto para o paciente. Através da odontologia digital é possível ter um banco de dados dos pacientes, que pode ser acessado sempre que necessário. Por exemplo, se um dia acontecer alguma fratura ou perda dentária e o paciente quiser fazer uma peça protética idêntica ao dente que ele tinha, com a odontologia digital isso é muito mais previsível do que do quando feita da forma analógica.
É correto afirmar que essa técnica facilita o prognóstico e com ele as decisões estão mais precisas e seguras para um melhor resultado?
Sim, pois é possível associar diferentes exames, planejar os passos necessários para executar o caso, simular do tratamento em boca, minimizando erros e repetições.
Qual a diferença de se trabalhar no mundo virtual e no real? O projeto online consegue ser 100% assertivo?
No digital é possível integrar e sobrepor os exames, ter mais previsibilidade dos resultados e fazer um planejamento mais detalhado através de ensaios e manipulação dos softwares.
Esse software é algo exclusivo da Ki Odontologia?
Não é algo exclusivo da Ki, porém são poucos consultórios que já tem essa tecnologia para oferecer aos seus pacientes principalmente em Curitiba.
É algo que afeta o custo para o paciente?
O custo do tratamento para o paciente não altera em nada, porém, como o tratamento é mais rápido e preciso, há uma economia de tempo que se torna lucrativa para ambas as partes.
Podemos dizer que esse passo é o início de uma odontologia mais moderna?
Sim, a odontologia digital é uma inovação muito importante para a modernização de processos e protocolos que visam tratamentos mais seguros, eficazes e duradouros.
Serviço:
Ki Clínica Conceito Odontologia e Estética
Rua Fernando Simas, 240
Batel Soho, Curitiba (PR)
http://www.ki.odo.br/
Cristian Higashi
Mestre em Dentística Restauradora - UEPG/PR
Doutorado Sanduíche na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto/Portugal
Doutor em Dentística Restauradora - UEPG/PR
Sócio fundador da Clínica Conceito Ki - Curitiba/PR
Stephanie Alves - Graduada pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), aluna da especialização em Prótese Dentária na UFPR. Atualmente atua como cirurgiã-dentista na Clínica Conceito Ki by Hirata e Higashi em Curitiba, Paraná. Monitora no curso de especialização em dentística; no curso de atualização em estética avançada; no curso de intensivo de lentes de contato e restaurações estéticas metal free; e no curso de escultura dental com resinas compostas em dentes anteriores e posteriores, realizados na Faculdade Ilapeo.







Comentários